Este evento é constituído por 3 provas, Trail Longo Rosa Albardeira, Trail Curto Cidade de Pombal e Caminhada.
O Trail Running é uma atividade de grande crescimento em Portugal. Consiste num tipo de corrida bastante diferente das corridas tradicionais de estrada ou de pista. Os percursos do Trail Running, são realizados maioritariamente na Natureza (montanha, alta montanha, serras, planícies, etc.) em trilhos técnicos, que requerem grande destreza física para serem ultrapassados. A dificuldade e a dureza desses trilhos, com zonas de grandes declives e com todo o tipo de piso que se possa encontrar na Natureza, incluindo passagem de linhas de água, impede que os atletas consigam correr, obrigando estes a caminhar, saltar ou escalar.
Todos os interessados, maiores de 18 anos, que se encontrem aptos ao desenvolvimento de esforços físicos prolongados.
A rotina das provas tradicionais de estrada, aliada à procura de novos desafios, levou muitos atletas ao trail Running. Estes tipos de corridas são mais longas, são feitas em corrida mais lenta, e devido à dureza que normalmente as provas de trail running implicam, os atletas levam uma mochila com água e suplementos alimentares para repor energia durante a prova e levam também outros acessórios que normalmente são precisos para este tipo de prova, tais como gps e um bastão para ajudar nas partes mais duras da prova. É um tipo de modalidade que é caracterizada pela competição saudável, com um desportivismo que só este tipo de provas tem. Como normalmente acontece também nas provas de atletismo, é também caracterizada pelo respeito pela natureza, visto que a maioria das provas são feitas em montes e vales. Quem faz este tipo de prova tem também o privilégio de normalmente competir em paisagem lindíssimas!
O Município de Pombal atento a estas novas tendências e com um espaço natural excelente para a prática do trail, decide então em 2015, em parceria com os Bombeiros Voluntários de Pombal, organizar a primeira prova de trail.
Nesta primeira edição, como podemos verificar na tabela, o número de participantes nas corridas não foi muito alto. Ao analisarmos as três corridas chegamos às seguintes conclusões:
Assim sendo, para a segunda edição decidiu-se:
- Manter a caminhada;
- Reduzir o número de corridas para duas;
- Diminuir as distâncias; e
- Realizar uma maior aposta na divulgação.