As atividades desportivas de aventura e de exploração na natureza podem, no seguimento do que foi exposto anteriormente, ser praticadas em diferentes suportes: terrestre, aquático e aéreo.
A nível terrestre, as modalidades poderão ser realizadas em todo-o-terreno (por exemplo em parede de rocha, áreas planas ou mesmo, no subsolo). Neste contexto e, tendo em consideração que no caso do Município de Pombal é a nível terrestre que as actividades se desenvolvem preferencialmente, parece tornar-se decisivo definir e criar toda uma rede básica de percursos concelhios, devidamente balizados e “desenhados”, quer através da Serra do Sicó, quer dos restantes espaços naturais do Município, e que nesse quadro podem vir a ser realizados a pé, de bicicleta, ou até mesmo a cavalo, permitindo um contacto directo com a grande diversidade de paisagens naturais do concelho.
No entanto, não deve ser escamoteado, em termos da definição destes percursos ou actividades, o facto de que diferentes entidades e organizações, tanto ao nível do Pedestrianismo, Orientação, Atletismo de Montanha (Trail) e principalmente do BTT, desde há muito, recorrerem à Serra e zonas florestais, já que estes se encontram devidamente atravessadas por caminhos, estradões e trilhos, proporcionando desse modo, um conjunto de percursos que não podem ser ignorados.
O pedestrianismo é uma actividade desportiva não competitiva. A sua prática desenvolve-se através do contacto com a natureza. Permite uma fuga ao ambiente e dia-a-dia das cidades, combatendo o stress e o sedentarismo. Esta atividade pode ser praticada por pessoas de todas as idades, com os devidos cuidados.