[su_document url=”https://www.cm-pombal.pt/wp-content/uploads/2019/01/EduVida_TOTAL884.pdf”]
Largo do Cardal, 3100-440 Pombal | Telf: 236210500 (Chamada para a rede fixa nacional) | geral@cm-pombal.pt
[su_document url=”https://www.cm-pombal.pt/wp-content/uploads/2019/01/EduVida_TOTAL884.pdf”]
Conselhos de Pais
No âmbito do Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar, desenvolvido pelo Município de Pombal, em articulação com a Associação EPIS, os Agrupamentos de Escolas do concelho e a Unidade de Cuidados na Comunidade (Centro de Saúde de Pombal), foram lançados, no ano letivo 2016/17, os “Conselhos de Pais”, encontrando-se agora disseminados por diversas escolas, correspondente a um universo de cerca de 1000 indivíduos, onde foram constituídos com o objetivo de promover uma reflexão sobre o papel dos pais e das famílias na escola.
Desde então, têm sido dinamizadas sessões orientadas por uma equipa multidisciplinar do município, sobre expetativas dos pais e dos professores; sobre questões centrais inerentes à parentalidade consciente, ao sucesso educativo e ao papel de cada um na escola; sobre métodos de estudo, birras / afetos, indisciplina / hiperatividade / bullying; internet segura / redes sociais; e temas específicos a pedido dos pais, de que são exemplo os conteúdos:
“Como comunicar em família?”
“Quem são os Donos do Recreio?”
“O que levar na lancheira…”
“Como gerir o stress dos exames?”
“Tempo de férias…e agora?”
“Estratégias para a Leitura e Escrita”
“Relaxemos Juntos”
“Suporte Básico de Vida – quer se trate de acidente ou catástrofe…mais vale prevenir!”
“Chegada a uma nova escola: como apoiar a mudança”
[su_document url=”https://www.cm-pombal.pt/wp-content/uploads/2018/06/boletim_33_RTPCE.pdf”]
Com o objetivo de desenvolver uma intervenção de proximidade com famílias, escolas e parceiros locais no combate ao absentismo e insucesso escolar, o Município de Pombal iniciou, no ano letivo 2014-2015, o Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar “Pombal 2020 – Sucesso Escolar 100%”, com incidência a partir do 1º ano do 1º ciclo
Para a implementação e desenvolvimento do Programa, foi criado um gabinete na Biblioteca Municipal de Pombal, sob a coordenação da Divisão de Educação e Ação Social, para alocar as mediadoras envolvidas no projeto-piloto, com formação nas áreas da educação, sociologia e psicomotricidade.
O Programa pretende promover uma intervenção intersetorial integrada, tendo sido realizado um rastreio aos alunos do 1º e 3º anos, que contemplou testes auditivos e visuais (com o apoio do Centro de Saúde de Pombal), testes relacionados com aptidões psico-motoras e testes de atenção e memória (tarefas realizadas no terreno pelas 6 mediadoras ao serviço do município), testes relativos a competências cognitivas (realizados com o apoio de docentes), nos quais se baseou o relatório elaborado pela equipa científica da EPIS – Associação de Empresários pela Inclusão Social, com a qual o Município de Pombal celebrou, no dia 25 de julho de 2014, um Protocolo de Cooperação que permitirá à equipa multidisciplinar alocada ao PMPSE ter as ferramentas necessárias para adequar a sua atuação às necessidades das crianças que venham a ser sinalizadas.
Formação Inicial- Professor Doutor Paulo Nossa (EPIS/UC)
Após as sessões de formação ministradas em cada um dos períodos letivos e em que participaram, entre outros, cerca de 50 docentes, as mediadoras do município e as docentes destacadas pelos AE, iniciaram no dia 15 de outubro de 2014, o rastreio que veio a abranger, até ao dia 11 de maio de 2015, 706 alunos, repartidos por 32 escolas do concelho de Pombal.
Rastreio_Mediadora Brigite Oliveira (MP)
Até ao ano letivo 2017/2018, os técnicos destacados pela autarquia no âmbito do Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar acompanharão o percurso das crianças referenciadas, proporcionando meios e disponibilizando recursos para que todos tenham acesso a iguais oportunidades de alcançar o sucesso escolar, independentemente da sua condição socioeconómica e familiar.
Rastreio
Docentes do CE Abiul e EB do Carvalhal
Mediadoras Paula Cardoso, Nathalie Fajardo, Nélia Rodrigues e Ana Lúcia Ferreira
Avaliação Antropométrica
Nutricionista Juliana Silva
Consulte aqui a Proposta de Carta Educativa aprovada em reunião de Câmara Municipal
Volvida uma década sobre a primeira geração de cartas educativas municipais, elaboradas e aprovadas no âmbito do Decreto-Lei nº 7/2003, sem prejuízo das atualizações levadas entretanto a cabo, é chegado o momento em que se impõe uma revisão deste instrumento de ordenamento e planeamento integrado da rede de ofertas de educação e ensino do município, de modo a que acompanhe e se torne adequado às dinâmicas do sistema educativo e, assim, sirva de suporte à tomada de decisão do Município de Pombal e à requalificação do território educativo.
O presente instrumento enquadra-se no novo PDM e teve em consideração os documentos orientadores do Ministério da Educação e Ciência – Monitorização da Carta Educativa / Manual para Elaboração e Lista de elementos de Análise, contando igualmente com os contributos dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Pombal, dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e da Comissão de Acompanhamento constituída em fevereiro de 2014.
Tem por objetivos avaliar a evolução quantitativa e a adequabilidade da rede educativa bem como constituir-se como um guia de ação, com a discriminação das opções metodológicas e objetivos operacionais específicos na área da educação, até 2020:
Sendo a Carta Educativa Municipal um documento dinâmico, em constante atualização, deve ser avaliado periodicamente com a finalidade de, se necessário, lhe serem introduzidos fatores de correção. O procedimento de monitorização desenvolver-se-á em duas linhas de intervenção:
O seu caráter multidisciplinar e prospetivo exige a sua permanente calibração face às necessidades e desafios das políticas de educação.
A relevância da Carta Educativa Municipal não decorre apenas dos seus princípios de ordenamento e requalificação física dos territórios educativos, mas também da sua força de intervenção prospetiva, que exige um esforço continuado de adaptação às dinâmicas sociodemográficas e territoriais presentes no concelho, em prol do alcance de maiores e melhores níveis de coesão e sustentabilidade social e territorial.
Este documento procura ainda consolidar a atuação da autarquia no que diz respeito às metas impostas no Programa Educação 2015, do Ministério de Educação e Ciência:
REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE POMBAL – VER AQUI
[su_document url=”https://www.cm-pombal.pt/wp-content/uploads/2018/07/DR_19_junho_2018_Calendário-Escolar.pdf”]
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
viewed_cookie_policy | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to store whether or not the user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
TawkConnectionTime | session | Tawk.to, a live chat functionality, sets this cookie. For improved service, this cookie helps remember users so that previous chats can be linked together. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
_ga | 2 years | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_N0C1S8QZR1 | 2 years | This cookie is installed by Google Analytics. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
burst_uid | 1 month | No description |
twk_idm_key | session | No description |