Pombal figura no top10 dos Municípios mais transparentes do País

O Município de Pombal ocupa a 9ª posição do Índice de Transparência Municipal (ITM), que avalia o grau de transparência dos 308 municípios do País, registando uma avaliação de 83,38 pontos, o que representa uma subida de 17 posições nesse índice.

Pombal é assim, o único Município com mais de 50 mil habitantes e que executou um orçamento de 54 milhões de euros a figurar nos 10 primeiros lugares do ITM, de acordo com os dados publicados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, e respeitantes ao ano de 2014.

O resultado agora alcançado é fruto do trabalho desenvolvido pela autarquia, que em novembro de 2014 aprovou o Plano Municipal da Transparência. Este documento, que está acessível no Portal da Transparência, em http://www.cm-pombal.pt/plano-transparencia-municipal/, foi criado para disponibilizar um conjunto de itens relativos à organização, composição social e funcionamento do Município; planos e planeamento; impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos; contratação pública e transparência, designadamente na área do urbanismo.

Os dados do ITM foram revelados após a Organização Não Governamental, Transparência Internacional ter assumido que “a grande corrupção” no Mundo “é o abuso do poder de alto nível que beneficia poucos em detrimento de muitos, causando prejuízos graves e ficando muitas vezes impune”.

Perante este cenário, a Câmara de Pombal reforça a importância da Transparência nos Municípios, como forma de credibilização da gestão da coisa pública e do exercício das funções autárquicas.

Pombal, para além do Plano Municipal da Transparência, tem vindo a publicar mensalmente no seu Portal todas as subvenções e benefícios públicos deliberados em sede de reunião de câmara às várias entidades do concelho.