11 Mai Município garante apoio a famílias carenciadas afetadas pelo mau tempo em Carnide
O Município de Pombal está a acompanhar desde a primeira hora os estragos causados pelo mau tempo de ontem ao início da tarde nas localidades de Valeirão, Vale das Moitas, Vale Freixo e Carnide.
Em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de Carnide, estão a ser acompanhadas as situações das habitações danificadas, nomeadamente as que pertencem a famílias mais carenciadas e que segundo o Presidente da Câmara, Diogo Mateus, poderão ter apoio social. Tratam-se de duas casas onde residem pessoas idosas e que ficaram destelhadas.
Para além deste acompanhamento, o Município tem desde as primeiras horas de hoje (quinta feira) no terreno equipas de sapadores florestais que estão a atestar a segurança de algumas árvores, localizadas nas zonas atingidas pelos ventos.
A normalidade está praticamente repostas nas localidades da freguesia de Carnide.
A ocorrência de um fenómeno extremo de vento provocou danos em cerca de 30 habitações e outras tantas estruturas de apoio agrícola e industrial, não se tendo registado desalojados ou feridos.
O Presidente da Câmara, Diogo Mateus, responsável máximo pela Proteção Civil do Município esteve no local desde a primeira hora, e acompanhou de perto os trabalhos de recuperação das habitações, de reposição da linha de baixa tensão da EDP e a desobstrução das vias que estiveram cortadas devido à queda de uma dezena de árvores.
A localidade de Valeirão foi a mais afetada pelos ventos.
Registaram-se ainda danos nas coberturas das instalações do Centro de Saúde e num pavilhão utilizado pela Junta de Freguesia de Carnide.
Registaram-se quedas de árvores nas localidades de Valeirão e Vale Freixo.
Às 20 horas de ontem, quarta feira, a energia elétrica e a rede de telecomunicações tinham sido repostas e as telhas colocadas nas habitações.