11 Set COMUNICAÇÃO Nº 1651 – ELABORAÇÃO DE CADASTRO DE INFRAESTRUTURAS EXISTENTES NO SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO
Concluído, o processo de reformulação e monitorização do abastecimento público em alta e encontrando-se o Concelho com 99,9% da população servida, permanecia por resolver uma lacuna associada ao fraco/insuficiente conhecimento das infraestruturas de abastecimento em baixa (AA em baixa).
Por forma a colmatar essa lacuna e na sequência da abertura de aviso para o Programa Operacional das Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR-12-2015-16), apresentou o Município de Pombal uma candidatura para “Elaboração de Cadastro das Infraestruturas existentes no Sistema de Abastecimento em Baixa”, que fora aprovada e que apresenta os seguintes benefícios:
– Dotar o Município de Pombal de informação pormenorizada sobre os diferentes componentes do sistema de AA em baixa, incluindo a sua identificação, tipo, localização, dimensões, forma, material, profundidades, ligações, entre outros;
– Obter a informação necessária para apoiar a tomada de decisão, na medida em que a obtenção de informação sistematizada e atualizada irá permitir melhorar o planeamento de operações, manutenções e construções;
– Uma gestão das infraestruturas mais eficaz, eficiente e sustentável, associada à otimização da capacidade instalada e à redução de perdas, com impacte positivo no uso eficiente dos recursos hídricos, na eficiência energética e na salvaguarda da continuidade da recuperação sustentável de gastos;
– Melhorar a qualidade do serviço prestado, na medida em que a execução dos planos de manutenção/reparação se traduzirá numa menor ocorrência de avarias e/ou falhas, assim como numa maior celeridade na reparação das mesmas, refletindo-se numa maior satisfação dos clientes.
Considerando o anteriormente exposto, vem o Município informar que os trabalhos de elaboração do cadastro tiveram início na passada semana, na União de Freguesias de Santiago, São Simão e Albergaria dos Doze e irão abranger todas as freguesias do Concelho.
O procedimento foi adjudicado ao Consórcio VIAMAPA/ENGIDRO pelo valor de €341.460,01 e tem um prazo de execução de 270 dias.
Mais se informa que, a metodologia de trabalho utilizada pelas referidas empresas para efeitos de execução dos trabalhos e para melhor reconhecimento do terreno, passa por colocar em todos os elementos da rede de abastecimento de água, tais como, contadores, válvulas de água, bocas de incêndio, etc, uma marca de spray temporária, por forma a identificar os elementos já levantados e duas para elementos levantados e cadastrados.
Para outros esclarecimentos sobre este processo, poderá contactar-nos através do e-mail: das@cm-pombal.pt ou pelo Telefone 236 210 530.
Pombal, 11 de Setembro de 2017