21 Mar Pombal associa-se à Hora do Planeta pelo nono ano consecutivo
O Município de Pombal associa-se pelo nono ano consecutivo à iniciativa mundial Hora do Planeta, comprometendo-se a desligar as luzes de seis edifícios públicos durante 60 minutos, no próximo dia 24 e Março.
Durante uma hora, serão desligadas as luzes no Edifício dos Paços do Concelho, no Museu Marquês de Pombal, no Celeiro do Marquês, no Castelo de Pombal, na Ponte D. Maria e na Torre do Relógio Velho.
O município compromete-se também a continuar a adoptar tecnologia LED na iluminação pública e nas obras de requalificação que estão em execução e previstas, na Cidade de Pombal e nas sedes de freguesia.
Para além disso, o Município assumiu o compromisso de implementar medidas de eficiência energética nos edifícios dos Paços do Concelho, nos Serviços Técnicos e nas Piscinas Municipais.
No caso das Piscinas Municipais, já se encontra executado o projeto que visa a promoção da eficiência energética e da racionalização dos consumos existentes naquela infraestrutura, e que incide sobre as instalações mecânicas das redes hidráulicas para aquecimento, arrefecimento e produção de água quente sanitária, bem como sobre os sistemas de iluminação. Este projeto tem também submetida uma candidatura a financiamento Europeu, no âmbito do Centro2020.
A adesão do município a esta iniciativa à escola global, além de contribuir para a afirmação da Autarquia de Pombal como uma entidade impulsionadora de boas práticas ambientais, também permitirá alertar os pombalenses para a problemática das alterações climáticas, incentivando estes a implementarem boas práticas no seu quotidiano.
Em 2017 a Hora do Planeta chegou a 180 países e territórios, a mais de 9000 cidades e vilas. Em Portugal, para além do Município de Pombal, 140 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras.