Câmara dá redução de IMI a famílias com dependentes

A Câmara Municipal de Pombal aprovou por unanimidade a fixação da redução da taxa de IMI a fixar à famílias, de acordo com o número de dependentes, uma opção que representa uma despesa fiscal de 140.540,00 euros para o Município.

Uma medida de apoio às famílias que é assumida pelo Município pelo segundo ano consecutivo, desde que foi implementada, e que no Concelho de Pombal abrangerá 4420 agregados familiares, e que permite uma redução de 20 euros para as famílias com um descendente, valor que passa a  ser de 40 euros para as famílias com dois descendentes a seu cargo.

A proposta estabelece ainda uma redução de 70 euros para as famílias que tenham a seu cargo três ou mais descendentes, uma medida que constitui mais um apoio do Município às famílias numerosas de Pombal, num claro desagravamento dos custos com a sua habitação próprias.

Esta medida prevê para o Município uma despesa fiscal ligeiramente superior a 140 mil euros, o que representa uma poupança de 43.880,00 euros às 2194 famílias pombalenses com um descendente; 78.880,00 euros para as 1972 famílias com dois descendentes; e 17.780,00 para as 254 famílias pombalenses com três ou mais descendentes.

A Câmara continua a afixar a taxa mínima de IMI, que se mantém pelo quinto ano consecutivo nos 0,3% – mínimo permitido por lei.