Obras de 1,8 milhões valorizam espaço público e mobilidade na cidade

Iniciaram-se esta segunda-feira, 1 de fevereiro, as obras de Requalificação Urbana da Várzea, num investimento a rondar os 1,8 milhões de euros e financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020). O projeto integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) para a Cidade de Pombal (aprovado em 2018) e pretende valorizar o espaço público e mobilidade numa zona estruturante da cidade.

Trata-se de uma área que se encontra desqualificada e inserida num setor caraterizado por rede viária principal de acesso ao centro da cidade e a estação de caminhos de ferro.

A empreitada, a cargo da empresa Delfim de Jesus Martins & Irmão, Lda., sediada no concelho de Pombal, tem um prazo de execução de 540 dias, e irá abranger uma área total de 22.430m2, contemplando vários arruamentos como a Rua Dr. Carlos Alberto Mota Pinto, a Rua 31 de Janeiro, a Rua Marechal António de Spínola, a Rua Alexandre Herculano, a Travessa 31 de Janeiro, a Rua Prof. Alberto Martins de Oliveira, a Rua e a Travessa Cancela do Cais. Serão reabilitados, ainda, o Jardim da Várzea e o Largo Salgueiro Maia (Largo da Estação).

A intervenção irá incidir, de forma geral, na criação de uma nova rede de drenagem de águas pluviais e águas residuais, rede de abastecimento público de água, infraestruturas elétricas e telecomunicações, execução de passeios e repavimentação de todos os arruamentos.

Nesta primeira fase, coincidente com o início dos trabalhos, haverá condicionalismos de circulação automóvel nas ruas alvo de obras, designadamente na Rua da Cancela do Cais, na Travessa da Cancela do Cais, na Rua Prof. Alberto Martins de Oliveira e na Rua 31 de Janeiro. A Câmara Municipal sugere a utilização da Urbanização das Cegonhas como local de estacionamento alternativo.

Pombal, 1 de fevereiro de 2021