18 Mar Pombal apresenta bioparque à Rede de Municípios Saudáveis
A Câmara de Pombal vai participar no VIII Fórum/Webinar da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis que se realizará esta sexta-feira, 19 de março, sob o tema “Ecologia e Saúde”. A iniciativa será transmitida online através da página da Rede no Facebook.
O Município de Pombal faz-se representar pela Chefe da Unidade de Ambiente, Ana Catarina Soares, no painel subordinado ao tema “Boas práticas dos municípios saudáveis”, com início previsto para as 15h50.
A oradora apresentará o “Bioparque: Parque Urbano da Charneca”, um espaço verde e de lazer inaugurado há dois anos e onde se pode encontrar um elevado grau de biodiversidade, facto que é reforçado pela presença de um curso de água e da existência de antigos poços e furos que asseguravam, no passado, o sistema de abastecimento de água à cidade de Pombal.
Trata-se de um espaço verde público e de lazer, recreio e com uma importante vertente de conservação da natureza e educação ambiental, que disponibiliza ao público um conjunto de circuitos de manutenção, percursos pedestres, passadiços, zona de merendas e um anfiteatro ao ar livre.
O Bioparque de Pombal é igualmente um espaço destinado à conservação da natureza, com especial atenção à conservação das espécies arbóreas autóctones.
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, da qual Pombal faz parte, é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.
A Rede desenvolve a sua intervenção, tendo por base as seguintes linhas orientadoras: Apoiar e promover a definição de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde; Promover e intensificar a cooperação e a comunicação entre os municípios que integram a Rede e entre as restantes redes nacionais participantes no projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Pombal, 18 de março de 2021