Acesso Rápido

Osso da Baleia distinguida com Prémio Praia +Acessível

Osso da Baleia distinguida com Prémio Praia +Acessível

 

A praia do Osso da Baleia, localizada em plena Mata Nacional do Urso, na freguesia do Carriço, foi distinguida com o Prémio Praia +Acessível, no âmbito do programa Praia Acessível – Praia para Todos!”, por evidenciar melhor práticas, quer ao nível da qualidade das condições de acessibilidade e apoios disponibilizados às pessoas com mobilidade condicionada, quer do carácter inovador das soluções adotadas para prevenir a discriminação destes cidadãos e aumentar o seu grau de satisfação com as condições de usufruto ali proporcionadas.

O prémio é atribuído por um júri nacional, composto por representantes do Instituto Nacional para a Reabilitação, que preside, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Turismo de Portugal, da Direção-Geral da Autoridade Marítima/ Instituto de Socorros a Náufragos, da Associação Bandeira Azul da Europa e da entidade patrocinadora do Prémio, este ano a empresa IACESS, Lda.

Após análise e avaliação das 20 candidaturas validades com base na ponderação dos critérios regulamentares, o júri deliberou, por unanimidade, atribuir o segundo lugar à praia do Osso da Baleia, tendo o primeiro lugar sido atribuído à praia da Figueirinha, no Município de Setúbal. Os prémios são constituídos por equipamentos destinados a melhorar as condições de acessibilidade das praias vencedoras.

A cerimónia de entrega dos prémios Praia +Acessível 2021 aos municípios vencedores terá lugar em data a ser anunciada oportunamente.

Para Catarina Silva, Vereadora com o Pelouro da Ecologia, Ambiente e Ação Climática, a atribuição do Prémio Praia +Acessível, traduz-se na “melhor evidência do reconhecimento pelo trabalho realizado” para que a praia do Osso da Baleia seja acessível a todos.

“Nos últimos anos foi realizado um conjunto de beneficiações para oferecer condições e infraestruturas para pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida, soluções inclusivas para cegos ou público com baixa visão e um código de cores para daltónicos, nas bandeiras, ecopontos e painéis informativos”, realça a autarca.

Pombal, 16 de dezembro de 2021