07 Out Castelo de Pombal vive ‘Dias Templários’ com animações e recriações históricas
Durante o fim de semana de 15 e 16 de outubro, o Castelo de Pombal vai viver “Dias Templários”, num evento que cruza a história e o património, sem descurar momentos de animação e entretenimento, bem como uma tertúlia sobre os Templários em Portugal.
A iniciativa tem a chancela das associações Thomar Honoris, Turismo Militar, Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (Orlo Templum), a quem se aliaram o Município de Pombal e a Associação de Desenvolvimento e Iniciativas de Pombal (Adilpom).
Durante os dois dias haverá espaço para a realização de diversas atividades enquadradas na temática, como recriação de momento históricos e animação de rua: Acampamento militar e civil; Acampamento sarraceno; Artes e Ofícios; Danças Medievais; Tiro com Arco; Oficinas de Esgrima, Arquearia e Falcoarias; e Gastronomia.
O programa inicia-se às 14h00 de sábado, 15 de outubro, com o Cortejo Solene pelo Burgo e o Hastear da Bandeira no Castelo. Pelas 16h00 será realizada uma Tertúlia no Acampamento sobre Templários, terminando o dia com a Queimada galega.
O evento pretende contribuir para aprofundar o conhecimento sobre a temática e para a valorização da herança templária em Pombal, nomeadamente o seu castelo, mandado erigir, entre 1156 e 1171, por Gualdim Pais, Mestre da Ordem do Templo.
Pombal, 7 de outubro de 2022