22 Set Projeto financiado permite a Pombal criar 37 Ilhas Sombra
Município de Pombal irá instalar 37 Ilhas Sombra, na sequência da aprovação da sua candidatura do Projeto Ilhas Sombra, subordinada ao tema “Criação de Ilhas Sombra em Bairros Habitacionais da Cidade de Pombal”. Um projeto que representa um investimento elegível de €64.891,11€, cofinanciado a 100% pelo Portugal 2020, através do Compete 2020.
O projeto tem por finalidade a implementação de ações que visem promover o aumento da resiliência dos territórios às alterações climáticas, a fixação de biodiversidade, a captura de carbono e o aumento das áreas permeáveis e de ensombramento em contexto urbano, através da criação de ilhas sombra localizadas estrategicamente em espaços residenciais, nomeadamente, no Jardim Oliveiras XXI, Urbanização do Santórum, Urbanização das Cegonhas e Jardim do Vale.
Serão instaladas 37 Ilhas Sombra, que se traduzem na plantação de pequenos bosquetes constituídos por árvores e arbustos com uma dimensão de 16 m2, totalizando 170 árvores e 370 arbustos, estando também prevista a instalação de duas mesas de lazer na Urbanização das Cegonhas e duas no Jardim do Vale, no qual também será instalada uma ponte pedonal no espelho de água. As Ilhas Sombra e os locais de intervenção serão também dotados com 51 ninhos/abrigos para a avifauna.
A candidatura acontece no âmbito do programa Portugal 2020, concretamente a partir do Aviso n.º11/REACT-EU/2021 – Intervenções de Resiliência dos territórios face ao risco |(Re) arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano. De acordo com a programação aprovada, a candidatura será executada até 31 de dezembro de 2023.