17 Out Pombal apresenta o Observatório de Leitura na Primavera dos Livros no Rio de Janeiro
O Município de Pombal marcará presença na edição 2023 da Primavera dos Livros, evento literário promovido pela Libre – Liga Brasileira de Editoras que decorrerá no Rio de Janeiro, nos Jardins do Museu da República, de 26 a 29 de outubro. A convite da organização, Pombal irá apresentar naquela feira literária o projeto do Observatório de Leitura, que será dado a conhecer ao público e ao mercado editor brasileiro, bem como o prémio Selo Caminhos de Leitura.
A construção e fomento de uma ponte cultural entre Brasil e Portugal, através da promoção do livro e da leitura e o salutar intercâmbio cultural entre os dois países, são a base para a participação do Município de Pombal na Primavera dos Livros, que terá dois momentos principais.
No dia 29, às 13h30, será apresentado numa mesa redonda o prémio Selo Caminhos de Leitura (“Selo Caminhos de Leitura: criando pontes entre Brasil e Portugal”), momento que contará com a intervenção de Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, a quem se juntará Eliana Yunes, mentora da Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Gilda Carvalho, Coordenadora da Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio, Sónia Fernandes, chefe da Unidade da Cultura do Município de Pombal, Daniela Martins, Técnica Superior da Unidade de Projetos Educativos na Biblioteca Municipal de Pombal, e Benita Prieto, coordenadora técnica do Observatório de Leitura do Município de Pombal.
Antes, no dia 28 de outubro, às 14 horas, Sónia Fernandes e Benita Prieto apresentarão a oficina “Apreciação de Literatura infantil e juvenil e mediação de leitura”, dando a conhecer o trabalho desenvolvido pelo Observatório de Leitura. Prevista para estes dias está, também, a assinatura do protocolo entre o Município de Pombal e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio.
Sobre a Primavera dos Livros
A Primavera dos Livros, Feira Literária anual organizada pela Libre – Liga Brasileira de Editoras (a maior liga de editoras independentes do mundo), apresenta no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte uma vasta programação cultural, com debates, oficinas, espetáculos de narração oral, exposições e lançamentos de livros. Decorre no Rio de Janeiro este mês, de 26 a 29 de outubro.
Sobre o Observatório de Leitura
O Observatório de Leitura é um projeto do Município de Pombal, que decorre dos 19 anos do Encontro de Literatura Infantojuvenil, Caminhos de Leitura e conta com a parceria do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio – iiLer/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, da DGLAB – Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (Portugal), da RBE – Rede de Bibliotecas Escolares (Portugal) e do Centro de Investigação em Estudos da Criança – Universidade do Minho (Portugal), sendo constituído por um grupo de dez especialistas de literatura para a infância e juventude de Portugal e Brasil: António Jorge Serafim, Bru Junça, Dora Batalim, Iêda Alcântara, Maria José Vitorino, Paula Cusati, Rita Pimenta, Rui Marques Veloso, Sara Reis da Silva, Tâmara Bezerra e Benita Prieto (coordenadora). Um grupo de especialistas que analisa e faz a seleção da edição nacional e de língua oficial portuguesa, com vista à atribuição do Selo Caminhos de Leitura.
Difundir e promover a literatura para a infância e juventude, os escritores, ilustradores e editores, proporcionando a troca de conhecimento editorial e projetando os autores nos territórios da CPLP, são os objetivos do Observatório de Leitura, que tem coordenação geral do Município de Pombal, através da Unidade de Cultura e Unidade de Projetos Educativos – Biblioteca Municipal.