Iniciativa pretende consciencializar os jovens para uma cidadania ativa e participativa

O Município de Pombal está a dar a conhecer a organização municipal e respetivos serviços, junto da comunidade escolar do concelho, através da atividade “Município de portas abertas: à descoberta dos serviços municipais”.

A iniciativa, integrada nas comemorações do Dia do Município – Festas de São Martinho, pretende também consciencializar os jovens para uma cidadania ativa e participativa, proporcionando-lhes a oportunidade de aprender sobre o funcionamento das autarquias locais, as suas competências e atribuições junto da comunidade.

Na mensagem dirigida aos participantes, o Presidente da Câmara Municipal de Pombal considera que o município, por via das suas competências, “assume uma relevante panóplia de serviços municipais que desempenham um papel fundamental” abrangendo áreas como o ambiente, águas e saneamento, educação, saúde, transporte, cultura, turismo, desporto, proteção civil, entre outras.

“Terão oportunidade de explorar e compreender melhor alguns dos nossos serviços municipais disponíveis, permitindo não só robustecer o vosso conhecimento, mas também serem cidadãos mais informados e comprometidos”, refere.

Para Pedro Pimpão, “é importante que cada um de vós tenha a consciência que são parte integrante desta comunidade, e é essencial conhecerem os recursos que se encontram à vossa disposição. Ao entender os serviços municipais, poderão contribuir de forma mais significativa para o crescimento e desenvolvimento do nosso concelho”.

Nesta primeira edição da iniciativa “Município de portas abertas: à descoberta dos serviços municipais”, os jovens participantes têm oportunidade de ficar a conhecer o Serviço Municipal de Proteção Civil, os transportes públicos urbanos (Pombus) e a Estação de Tratamento de Águas (ETA) localizada na freguesia do Carriço.

Pombal, 7 de novembro de 2023