Câmara conclui rede de saneamento num investimento de 2,6 milhões de euros

.

A Câmara Municipal de Pombal concluiu a construção da rede de saneamento doméstico de Assanha da Paz, Barros da Paz e zona envolvente, num investimento a rondar os 2,6 milhões de euros. A operação foi financiada em 1 milhão de euros pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) no âmbito do Portugal 2020.

O investimento consistiu na construção de cerca de 29 mil metros de coletores para recolha e transporte das águas residuais domésticas geradas nos lugares Assanha da Paz, Gregórios, Barros da Paz, Penedos e Reguengo, pertencentes à freguesia de Almagreira e os lugares de Barros da Paz e Ladeira, pertencentes à freguesia de Pombal, as quais são encaminhadas para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Louriçal, através do emissário de Carnide-Louriçal e respetivas Estações Elevatórias.

Aquela empreitada enquadrou-se na estratégia municipal de aumentar a cobertura do concelho de infraestruturas de saneamento de águas residuais.

O projeto dimensionado para servir 2.248 habitantes, no ano horizonte do projeto, (cerca de 830 habitações), contemplou a execução de 720 ramais domiciliários e uma estação elevatória de águas residuais localizada em Barros da Paz e daqui também conduzidos até ao emissário Carnide-Louriçal e através deste até à ETAR do Louriçal.