Pombal apresenta apoios a jovens casais e medidas de transição digital

.

O Município de Pombal vai apresentar à Ministra da Juventude e Modernização algumas das medidas de apoio aos jovens e às famílias, assim como de transição digital implementadas nos últimos anos no âmbito da abertura das seculares Festas do Bodo. Margarida Balseiro Lopes vai presidir à sessão solene que se realizará na tarde desta sexta-feira, dia 26 de julho.

Durante seis dias, Pombal vai celebrar a identidade de toda a comunidade com as tradicionais Festas do Bodo, durante os quais os corações dos pombalenses enchem-se de gratidão e alegria, mas também de generosidade ao dar as boas vindas aos milhares de familiares, descendentes e visitantes que retornam a Pombal.

A Ministra da Juventude e Modernização é recebida às 15h00 na Casa Varela – Centro de Experimentação Artística, onde será apresentada “20 anos de transformação digital do Município de Pombal” com destaque para o novo Balcão Digital.

Na mesma ocasião, serão entregues os diplomas aos primeiros beneficiários do Programa Municipal de Incentivo à Natalidade e Apoio à Família – Berço Feliz, e do Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento Jovem – Vive Pombal.

Por outro lado, a sessão solene de abertura das Festas do Bodo terá lugar pelas 17h30 no Edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se a visita à exposição “Pombal: Desenhar nas Entrelinhas da Cidade”, que reúne os contributos académicos dos mestrandos do 4º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia (DARQ-FCTUC) da Universidade de Coimbra, para a regeneração urbana e arquitetónica de diversos interstícios da cidade de Pombal.

A governante inaugurará ainda o Espaço Cowork de Pombal e prosseguirá com as visitas ao Bodo das Freguesias (Praça Marquês de Pombal), ao Bodo Económico (zona desportiva) e ao AgroBodo (junto às piscinas municipais).

Comemoração dos 40 anos da geminação Pombal-Biscarrosse

No sábado, dia 27 de julho, destacam-se as comemorações dos 40 anos de geminação entre Pombal e Biscarrosse (França), com a realização de uma sessão comemorativa no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 17h00, com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, e da Maire de Biscarrosse, Hélène Larrezet. Seguir-se-á a inauguração de uma escultura alusiva à efeméride na Avenida de Biscarrosse.

Apresentação do volume I da Obra Completa Pombalina

Para segunda-feira, dia 29 de julho, destacamos a sessão de apresentação do Volume I do Tomo I da Obra Pombalina, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com as intervenções de Guilherme d’Oliveira Martins, administrador-executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, e de Viriato Soromenho-Marques, um dos coordenadores científicos da Obra.

A Obra Completa Pombalina, já apresentada nos municípios de Oeiras e Lisboa, visa colmatar a inexistência de uma edição de toda a obra do Marquês de Pombal, personalidade determinante na história de Lisboa e do país. Assim, está previsto o levantamento de todo o seu trabalho escrito – ou por si diretamente inspirado – e a sua edição atualizada e anotada, em 10 áreas temática e distribuída por 32 volumes.

Com Coordenação Científica do Professor José Eduardo Franco – juntamente com os Professores Viriato Soromenho-Marques e Pedro Calafate – o projeto, a que o Município de Pombal se associou, vai contribuir também para a divulgação de aspetos menos conhecidos da personalidade, vida e obra do estadista (particularmente enquanto reformador do Estado) e do papel que assumiu na reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755.A apresentação estará a cargo de Guilherme d’Oliveira Martins, administrador-executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, e de Viriato Soromenho-Marques, um dos coordenadores científicos da Obra.

Dia da Diáspora

As Festas do Bodo culminarão na terça-feira, dia 30 de julho, com um dia dedicado à Diáspora, com epicentro na Praça Marquês de Pombal, em pleno centro histórico da cidade.  Uma forma de reforçar o aspeto essencial do Bodo que é o reencontro, o matar saudades, o rever amigos e família. O Dia da Diáspora é essencialmente um momento de convívio, mas também de agradecimento, reconhecimento e homenagem a todos os pombalenses que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo.