05 Ago Arquivo Municipal celebra 18 anos com nova plataforma de pesquisa
Para assinalar o 18º aniversário do Arquivo Municipal, o Município de Pombal lançou nesta segunda-feira, dia 29 de julho, um novo portal de pesquisa online implementado com recurso à plataforma eletrónica Archeevo, desenvolvida pela Keep Solutions, parceira no desafio da transição digital naquele espaço cultural municipal.
“Numa primeira fase, de forma gratuita e universal, passa a estar acessíveis para consulta os Fundos da Administração do Concelho do Louriçal; da Câmara Municipal do Louriçal (extinta em 1855); das Comissões Municipais especializadas (como a de Arte e Arqueologia, de Assistência, de Turismo, de Higiene) e as coleções: Jornais de Pombal; fotografias antigas da vila de Pombal; Postais, Selos e Cartazes, entre tantos outros”, refere Fernanda Pinto, Técnica Superior de História.
“Regularmente será disponibilizada informação sobre outras séries documentais e fundos arquivísticos da administração central desconcentrada, da local, de associações e arquivos pessoais e familiares, à guarda do Arquivo Municipal”, acrescenta.
Criado por deliberação camarária de 9 de dezembro de 2002, no âmbito do Programa de Apoio à Rede Nacional de Arquivos Municipais (PARAM), do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, foi comparticipado financeiramente para a sua instalação, em edifício construído de raiz, no centro histórico da cidade.
A primeira pedra foi lançada no dia 11 de novembro de 2004, sendo inaugurado no dia 29 de julho de 2006 pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. O acesso à memória coletiva estava finalmente salvaguardado e preservado.
De acordo com a Técnica Superior, “o Arquivo Municipal de Pombal tem à sua guarda toda a documentação produzida e recebida pelos diversos serviços municipais no decorrer das suas funções desde o século XVIII, até aos nossos dias, para preservar a memória dos atos da administração para efeitos de testemunho, prova ou informação, como garantia dos direitos dos cidadãos.” “Cumpre-lhe, assim, preservar, tratar arquivisticamente e tornar acessível todos os documentos à sua guarda; promover a recolha de documentação considerada de interesse para a história municipal, por compra, doação ou depósito e fomentar a realização de atividades culturais relacionadas com o seu acervo ou a história local”, refere.
O Arquivo Municipal possui aproximadamente 2.000 metros lineares de documentação relativa à memória da cidade e do concelho, em diversos suportes e tipologias documentais, com cerca de 40 fundos e coleções, um total de 77.622 registos de descrição e, 3.994 documentos digitalizados.
Consulte em: https://arquivomunicipal.cm-pombal.pt/