Secretário de Estado inaugura mercado e preside à abertura da Mostra Gastronómica de Alitém

.

O Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, inaugura na próxima sexta-feira, dia 23 de agosto, pelas 18h30, o novo mercado de Santiago de Litém e preside à abertura da XXII Mostra Gastronómica de Alitém. Um certame que pretende promover a gastronomia, o artesanato e a cultura daquela região do concelho de Pombal.

Representando um investimento a rondar os 190 mil euros, o novo mercado foi construído pela União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, com o financiamento do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural, através da Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento, e o apoio do Município de Pombal.

O espaço coberto, corresponde a um desejo antigo por parte da comunidade e em especial dos agricultores e produtores locais que, semanalmente, ao domingo, se reúnem para vender os seus produtos, que agora passam a dispor de melhores condições de comercialização.

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, realça a importância daquele investimento na valorização dos mercados tradicionais, no incentivo ao dinamismo económico de base local, na promoção dos produtos endógenos da região e na promoção da coesão territorial, com investimentos disseminados pelas várias freguesias do concelho de Pombal.

Pombal, 19 de agosto de 2024