Jornadas da Educação assinala novo ano letivo focado no bem-estar de toda a comunidade escolar

.

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, preside, na próxima quinta-feira, dia 5 de setembro, às 16h00, à cerimónia de lançamento da primeira pedra da requalificação da Escola Básica Conde Castelo Melhor, no âmbito das III Jornadas da Educação que pretende dar as boas-vindas ao início de mais um ano letivo.

Representando um investimento municipal do valor de 4,4 milhões de euros, a requalificação da Escola Básica Conde Castelo Melhor conclui, deste modo, a beneficiação de todos os edifícios escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de todo o concelho e pretende dotar a cidade de uma escola com condições dignas e equiparadas às existentes nos restantes centros escolares do concelho.

“Essa é a nossa estratégia e é por isso que todas as crianças do concelho de Pombal têm polos escolares requalificados, modernos, com equipamento tecnológico adequado. E esta escola não podia ficar de fora desse nosso objetivo de garantir as melhores condições para poderem aprender mais e melhor”, considera o presidente da Câmara Municipal.

O autarca realça o investimento significativo, inteiramente suportado pelo orçamento municipal, e pelo facto de ficar, assim, “concluído este ciclo de investimentos em todas as freguesias na requalificação das escolas do 1º Ciclo”. Apesar de não ter apoio financeiro comunitário, a autarquia ficará atenta a “eventuais oportunidades de financiamento para esta intervenção”, diz.

O projeto prevê a construção de um centro escolar com dez salas de aula, biblioteca, ginásio, recreio exterior e outras áreas de serviço. Será um edifício livre de barreiras arquitetónicas, com todas as condições de acessibilidade exigíveis.

Educação e Bem-estar: uma visão integrada

As III Jornadas de Educação, sob o tema “Educação e bem-estar: uma visão integrada”, é um momento especial, que marca não só o regresso às rotinas escolares, mas também o fortalecimento dos laços que unem todos aqueles que se dedicam, dia após dia, à nobre missão de ensinar.

“Este momento marca o começo de novas jornadas e desafios, onde renovamos o nosso compromisso com a promoção de uma educação de qualidade e inclusiva, focada em dois pilares fundamentais e indissociáveis: o bem-estar de todos os intervenientes no processo educativo e o desenvolvimento de competências essenciais para os alunos do século XXI”, considera o Presidente da Câmara de Pombal.

Para Pedro Pimpão, “o bem-estar de todos os membros da nossa comunidade educativa é essencial para criar um ambiente propício ao processo de ensino-aprendizagem. Reconhecemos que o sucesso escolar está intrinsecamente ligado ao equilíbrio físico, emocional e mental de cada indivíduo. Estamos assim empenhados na criação de ambientes seguros e acolhedores, onde os alunos se possam desenvolver plenamente e onde todos desempenham um papel relevante e valorizado”.

O autarca refere: “continuaremos a investir em projetos que promovam o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e a literacia digital. Estas competências são indispensáveis na preparação dos nossos alunos para um futuro em constante mudança e para os tornar cidadãos mais conscientes e responsáveis.”

“Esperamos que este ano letivo seja uma oportunidade para continuarmos a crescer juntos, enquanto comunidade, fortalecendo os laços e trabalhando em prol de um objetivo comum: uma educação que valorize o bem-estar de todos e prepare os nossos alunos para os desafios do futuro”, afirma.

Pombal, 4 de setembro de 2024