Acesso Rápido

Pombal representa Portugal em rede internacional de promoção da literatura infantojuvenil

Pombal representa Portugal em rede internacional de promoção da literatura infantojuvenil

.

Pombal, através do Observatório de Leitura, representa, desde o passado dia 19 de setembro, a secção portuguesa do IBBY – International Board on Books for Young People, organização internacional sem fins lucrativos dedicada à promoção da literatura infantojuvenil e ao incentivo à leitura em crianças e jovens do mundo inteiro, tendo como missão contribuir para a formação de sociedades mais educadas e enriquecidas culturalmente.

Como secção do IBBY, o Município de Pombal passa a ser a entidade nacional que representa os escritores e ilustradores portugueses, tendo o direito exclusivo de nomear candidatos para o prestigiado Prémio Hans Christian Anderson.

Para Pedro Pimpão, Presidente da Câmara Municipal de Pombal, “a aposta que o Município faz na promoção do livro e da leitura é uma aposta séria, com provas dadas no campo da literatura infantojuvenil, o que se demonstra pelo trabalho já alcançado pelo Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura”, que vai já na sua 21ª edição, mas também “pelo trabalho desenvolvido com a criação do Observatório de Leitura e do Selo Caminhos de Leitura”.

“Com o anúncio da secção portuguesa do IBBY em Pombal, damos aqui um passo ainda mais importante, que nos permitirá reforçar o estatuto do nosso trabalho quer a nível nacional, como a nível internacional”, refere o autarca.

A entrada de Portugal na lista de membros do IBBY, através do Observatório de Leitura de Pombal, permitirá uma maior divulgação a nível internacional do trabalho desenvolvido no nosso país na área da literatura infantojuvenil e consistirá numa oportunidade para dar, igualmente, maior visibilidade ao Observatório de Leitura como entidade que promove e apoia a literatura infantojuvenil de qualidade, abrindo-se uma porta para o desenvolvimento e a construção no nosso país do conhecimento científico associado a este trabalho.

Isso porque, com a entrada no IBBY, Portugal passará a integrar ativamente uma rede alargada, que proporciona inúmeras ações de enriquecimento científico, onde os especialistas portugueses terão a oportunidade de melhorar conhecimento e aperfeiçoar práticas.

O Observatório de Leitura é constituído por um grupo de especialistas que diariamente contribui de forma ativa para a promoção do livro e da leitura nas suas mais variadas vertentes, dando oportunidade a vários públicos a nível nacional de contactar com livros e ilustrações de grande relevância, promovendo não só o trabalho de autores e ilustradores, como também a qualidade das suas edições.

Os elementos que constituem o Observatório de Leitura são, na sua maioria, mediadores de Leitura e especialistas em literatura infantojuvenil na sua vertente mais científica, desempenhando papeis fundamentais no desenvolvimento da produção científica e no apoio à formação de novos profissionais.

Fundado na Suíça, em 1953, o IBBY tem o objetivo de facilitar o acesso a livros de qualidade, independentemente da origem, língua ou condição social das crianças e jovens. É a entidade responsável pela atribuição do prémio Hans Christian Andersen, um dos mais prestigiados prémios da literatura infantil que homenageia autores e ilustradores de relevância mundial.

O IBBY é também uma entidade promotora de iniciativas associadas à inclusão, ao incentivo da leitura desde a primeira infância, à realização de eventos e feiras internacionais para discutir a importância dos livros na formação de jovens leitores.

Presente em mais de 70 países, esta organização não-governamental promove atividades e projetos associados à literatura infantojuvenil e passa agora a estar presente no nosso país através de Pombal.

Pombal, 24 de setembro de 2024