Secretário de Estado do Turismo inaugura Feira Nacional de Artesanato

.

O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, inaugura na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, a XXIX Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal que decorrerá durante o fim de semana numa organização conjunta do Município e da Adilpom – Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Pombal.

Valorizar o artesanato nacional, pela sua importância cultural, económica e social; fomentar o aparecimento de jovens artesãos e de novas atividades na área dos ofícios tradicionais; e, envolver a comunidade pombalense na dinamização de iniciativas de cariz educativo, de animação e de promoção de produtos locais, ao nível do turismo e da gastronomia, são alguns dos objetivos do certame que anualmente atraem milhares de visitantes ao Expocentro – Centro Municipal de Exposições de Pombal.

Nesta 29ª edição, a Feira reúne cerca de 175 expositores de todas as regiões do país, sendo 54 os artesãos naturais do concelho de Pombal, tornando-a como uma feira de artesanato de referência, como mostra privilegiada do artesanato mais genuíno do nosso país. São artesãs e artesãos que mantém viva a tradição, a história, com genuinidade, mas também com inovação e modernidade. São eles que nos fazem lembrar as nossas raízes, a nossa história, a nossa tradição.

Nesta edição de 2024, foi convidado a estar presente o Município de Vila Verde, com a sua Marca Namorar Portugal.

Por outro lado, os sabores e as tradições gastronómicas, do concelho estão representadas por 12 tasquinhas dinamizadas por instituições e coletividades de algumas das freguesias, que vêm nesta iniciativa um valioso meio de divulgação e valorização do seu território, assim como uma importante fonte de receita para as atividades que desenvolvem ao longo do ano.

Haverá ainda um espaço de comercialização de produtos locais e regionais, assim como uma zona de “showcooking” a cargo do Chef Flávio Silva, um dos embaixadores dos produtos da região e que, juntamente com os seus convidados, revelará os segredos de confeção de algumas das iguarias que caraterizam a região Terras de Sicó.

Em paralelo está definido um programa de animação durante os três dias de feira. No dia de abertura, sexta-feira, a animação estará a cargo do grupo “Concertinas do Marquês”, atuando à noite o grupo “Pauliteiros de Miranda”, prosseguindo a noite com o teclista Graciano Ricardo.

No sábado, a animação itinerante será da responsabilidade do grupo “Bombos & Tombos” de Miranda do Corvo, enquanto à noite atuará os “Quinta do Bill” com a Banda Filarmónica da Guia. A noite continuará com o Dj Scissors.

No dia seguinte (domingo), será a vez de a “Fanfarra Tokifoge”, de Leiria, assegurar a animação itinerante no recinto da feira. Destaque para a emissão, em direto, do programa “Aqui Portugal” pela RTP1, entre as 11h30 e as 20h00. Um canal privilegiado para uma viagem pelo saber, pelo património, pelo artesanato, pela história, pela gastronomia, pela cultura e pelo turismo do território e onde não faltará muita animação, com a atuação de um elenco de artistas locais e nacionais.

Pombal, 24 de setembro de 2024