Acesso Rápido

Câmara investe 400 mil euros na valorização do núcleo urbano de Almagreira

Câmara investe 400 mil euros na valorização do núcleo urbano de Almagreira

.

A Câmara Municipal de Pombal adjudicou em reunião do Executivo, a empreitada de requalificação do largo da Igreja de Almagreira e espaços exteriores envolventes, num investimento a rondar os 400 mil euros e cujos trabalhos têm um prazo previsto de 180 dias após a respetiva consignação.

O projeto, inserido na estratégia integrada de valorização dos núcleos urbanos das freguesias do concelho, numa lógica de promoção da coesão territorial, dará continuidade à requalificação urbanística já realizada no Largo de São Pedro. A intenção passa ainda por melhorar as condições de utilização do espaço, dado o atual estado de degradação do pavimento envolvente à Igreja e proporcionar uma melhor integração urbana com o centro cívico da sede de freguesa.

A intervenção irá abranger uma área de aproximadamente 4.000 m2, onde se localizam a Igreja Matriz, o Salão Polivalente e Salão Paroquial e ainda a residência paroquial. A solução aprovada permitirá dotar aquela área de uma nova imagem, mais digna e apelativa, assegurando também condições de segurança básicas, assim como o melhoramento das acessibilidades.

O projeto prevê também a criação de um parque de estacionamento com uma capacidade para 51 lugares (dois deles destinados a pessoas com mobilidade condicionada), bem como uma pequena zona verde.

Por sua vez, o Jardim da Igreja irá manter-se com a realização de pequenas intervenções de beneficiação e remodelação, destacando-se a construção de um novo edifício para sanitários públicos.

Será ainda reabilitado o muro de contenção existente no sentido de garantir melhores condições de segurança para os utentes dos espaços adjacentes à Igreja, com a construção de duas novas escadas de acesso.

Quanto ao largo da Igreja, espaço central e principal da intervenção, o projeto prevê a sua requalificação urbanística com a criação de uma zona verde com relvado, árvores e conjunto modular de banco em betão, servindo não só de apoio ao jardim existente e de repouso às pessoas, mas também como obstáculo natural de estacionamento de veículos, que neste momento é prática frequente.

O projeto contemplará ainda outras pequenas intervenções, realçando a beneficiação do pátio do salão paroquial e da zona de estar, atribuindo-lhe uma nova função.

Pombal, 10 de outubro de 2024