Pombal assinala Dia Municipal da Igualdade

.

O Município de Pombal vai promover várias iniciativas para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, por forma a sensibilizar a comunidade para a temática.

O Dia Municipal para a Igualdade é celebrado por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, que promovem iniciativas de cidadania local que coloca a tónica na Igualdade como fator de desenvolvimento, promovendo iniciativas que dão visibilidade a questões como os direitos das mulheres, a violência doméstica, a Igualdade salarial, o combate à pobreza, o acolhimento de migrantes, a inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade, a igualdade de oportunidades, entre outras.

De 23 a 25 de outubro, Pombal promoverá uma divulgação nas redes sociais municipais sobre: «Campanha Nacional de Sensibilização para a Partilha das Responsabilidades Familiares entre Mulheres e Homens “Responsabilidades Partilhadas, Tempo Multiplicado”», produzida e cedida pela Rede de Autarquias para a Igualdade.

Por sua vez, no dia 24, será realizada a Exposição Fotográfica “Pombal + Igual”, no Largo do Cardal. Uma exposição de fotografias com frases que apela aos valores que estão na base do Dia Municipal para a Igualdade, adquiridas pelo Município de Pombal no ano transato e reaproveitadas para o ano de 2024.

O programa das iniciativas encerra no dia 25 de outubro, pelas 16h30, com um Encontro da Igualdade “Desporto + Igual”, no Café Concerto (Teatro-Cine de Pombal). Pretende-se que seja um momento para testemunhar as dificuldades e superações de mulheres em cargos de responsabilidade na área do Desporto no concelho de Pombal.

O momento contará com as participações de Ana Rita Gomes (presidente do Sporting Clube de Pombal), Cidália Silva (presidente do Grupo Desportivo da Ilha), Telma Neves (presidente do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Pombal), Rita Lopes (presidente do Grupo Desportivo da Pelariga) e Sandra Santos (presidente da Associação Desportiva dos Caseirinhos).

Pretende-se com este Encontro enaltecer o papel da mulher no dirigismo desportivo pombalense, bem como transmitir os testemunhos dessas funções.