COMUNICADO | Unidade de Saúde Pública e Serviço Municipal de Proteção Civil

.

Nos últimos dias tem sido sinalizada a multiplicação abundante e rápida de moscas em vários lugares do concelho de Pombal, causando desconforto aos habitantes.

O Município de Pombal e a Unidade de Saúde Pública, numa ação conjunta, encontram-se a acompanhar e monitorizar as diversas situações identificadas, a par com as Forças de Segurança competentes na matéria.

Embora não exista perigo imediato para a saúde pública, a origem deste fenómeno está a ser investigada pelas entidades competentes.

As moscas são insetos versáteis e adaptáveis, com uma alta capacidade reprodutiva e um ciclo de vida curto, que pode ser concluído em menos de 10 dias, dependendo da espécie e das condições ambientais.

A sua alta capacidade de multiplicação pode resultar da combinação de vários fatores, dos quais se salientam os fatores ambientais e biológicos. Entre as principais causas que contribuem para um aumento súbito da população de moscas, destacam-se o clima favorável (quente e húmido); a disponibilidade de resíduos orgânicos em decomposição (lixo, restos de comida, frutas maduras e resíduos animais), e a utilização de estrumes de animais em práticas de valorização agrícola.

Assim, nas zonas onde a presença de moscas se verifica de forma mais acentuada, é essencial adotar medidas eficazes de prevenção e controlo para minimizar a sua proliferação, nomeadamente:

• Assegurar a limpeza da área em redor das habitações, estábulos, currais e armazéns;
  • Os restos de alimentos, os resíduos orgânicos e a vegetação em decomposição devem ser removidos com regularidade;
  • O estrume dos animais deve ser retirado frequentemente e tratado de acordo com o Código de Boas Práticas Agrícolas;
  • Evitar a acumulação de água parada e eliminar os recipientes que possam acumular água e servir de locais para reprodução de moscas;
  • Guardar a comida para os animais em locais fechados e protegidos para evitar a atração de moscas;
  • Manter as portas e janelas fechadas e, se possível, instalar redes mosquiteiras para impedir a entrada de moscas;
  • Proteger os alimentos para consumo humano;
  • O uso regular de inseticidas não é recomendado. É importante que esses tratamentos sejam realizados por profissionais qualificados, que possam adaptar as soluções às necessidades específicas de cada situação e garantir a segurança durante o processo.

Adotar estas medidas pode ajudar significativamente a controlar a proliferação de moscas, garantindo um ambiente mais saudável e seguro para todos.

Delegada de Saúde | Unidade de Saúde Pública da ULS da Região de Leiria

Serviço Municipal de Proteção Civil de Pombal | Município de Pombal