Acesso Rápido

Autarca de Pombal pede reforço de profissionais de saúde no concelho

Autarca de Pombal pede reforço de profissionais de saúde no concelho

.

O presidente da Câmara Municipal de Pombal apela a um reforço de profissionais de saúde no concelho, essenciais para garantir uma assistência médica adequada à população. O apelo foi feito à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, durante uma cerimónia de entrega de viaturas elétricas a unidades de saúde da região centro, realizada no dia 19 de dezembro em Pombal.

Pedro Pimpão enalteceu a dimensão do território de Pombal, com mais de 600 Km2 de área, que permite ter uma realidade urbana, mas também rural, para afirmar que “é cada vez mais difícil fixar os profissionais de saúde”. “Hoje, creio que é o principal desafio que temos em mãos”, afirmou, reconhecendo que esta tarefa “é cada vez mais difícil” pelo que “são necessárias novas estratégias.”

Considerando que “a saúde é também fator de atratividade” dos territórios, já que “a saúde é também um fator de segurança para que os investidores acreditem nos nossos territórios”, o autarca afirmou que “também é importante que os turistas saibam” que têm cuidados de saúde nos territórios que visitam.

“Além disso, e mais importante, se queremos que os nossos jovens implementem os seus projetos de vida nos nossos territórios, uma das condições primordiais é, precisamente, a área da saúde”, salientou.

Pedro Pimpão disse ainda que com as “pessoas a viverem cada vez mais anos”, o desejo é que o façam com “mais qualidade de vida e bem-estar”. “E, mais uma vez, são os cuidados de saúde que assumem uma importância enorme”, acrescentou, defendendo, um trabalho de parceria entre as diversas entidades, para benefício das comunidades.

Considerando que os municípios devem desempenhar também um papel na melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde, dotando os territórios de unidades de saúde capazes de funcionar e de atender os utentes em situações mais condignas, o autarca deu o exemplo do Município de Pombal que se prepara para investir mais de 10 milhões de euros em novos edifícios para prestar cuidados de saúde primários.