Acesso Rápido

Câmara alarga projeto de literacia digital a todos os alunos

Câmara alarga projeto de literacia digital a todos os alunos

.

A Câmara Municipal de Pombal vai alargar a todos os agrupamentos de escolas do concelho o projeto “Pombal Digital” que promoverá, durante os próximos três anos letivos, a literacia digital e o desenvolvimento nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), com o uso responsável das tecnologias.

A iniciativa iniciou-se no ano letivo 2021/2022 com a implementação de um projeto-piloto no Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, tendo sido alargado no ano letivo transato no Agrupamento de Escolas de Guia. Agora, será implementado também no Agrupamento de Escolas de Pombal, prevendo abranger um total de 164 turmas ao longo até ao ano letivo 2026/2027.

De acordo com um protocolo a celebrar entre o município e os três agrupamentos de escolas, está prevista a implementação de uma sessão semanal, em regime curricular, para desenvolvimento de competências nas áreas da tecnologia e programação, bem como nas áreas STEAM; a apresentação de temáticas adaptadas aos conteúdos programáticos lecionados; a formação inicial acreditada dos docentes; entre outras ações.

A Câmara Municipal considera que a necessidade de incremento da vertente tecnológica se encontra referenciada no Plano Estratégico Educativo Municipal, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, e que contribui para a estratégia Pombal 2030.

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão, enaltece a importância do projeto, referindo que “num mundo cada vez mais digital, a literacia digital vai além do simples uso de ferramentas tecnológicas”. “Significa, essencialmente, uma preparação mais sólida das nossas crianças e jovens para o futuro, seja no mercado de trabalho como em estudos avançados”, adianta.