Acesso Rápido

Pombal reafirma o compromisso com a liberdade e a democracia

Pombal reafirma o compromisso com a liberdade e a democracia

.

O Município de Pombal vai celebrar o 51.º aniversário do 25 de Abril, uma data que marcou o fim da ditadura e o início de uma nova era de liberdade e democracia em Portugal com um programa diversificado de atividades para toda a comunidade. Ao comemorar a histórica Revolução dos Cravos, Pombal reafirma o compromisso com a liberdade e a democracia, mas também com a igualdade, valores que usufruímos em pleno direito da nossa cidadania.

A programação abarca diversas áreas com um importante destaque para a valorização do papel fundamental das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Uma oportunidade para honrar o passado, refletir sobre o presente e inspirar o futuro, com a liberdade no feminino como um pilar essencial.

As comemorações têm início na quinta-feira, dia 24, com o espetáculo “Seiva com Filarmónica da Guia”, às 21h30, no Jardim do Cardal. Seiva é música de identidade portuguesa a mostrar a força vital da oralidade rural e da urbanidade. É um olhar feminino sobre a alma portuguesa, presente nas canções de trabalho, nas romarias, nos adufes e pandeiros, ritmos antigos e canções de fé, com especial ênfase nas mulheres que protegem e acolhem e conhecem todos os males. Os Seiva são uma das mais originais e internacionais bandas do panorama folk em Portugal. Um trio de força que, sem pudores nem purismos, faz com que as raízes portuguesas ganhem um novo significado nos dias de hoje.

O ponto alto acontecerá no dia seguinte, com as cerimónias solenes que se iniciam com o Hastear das Bandeiras e com a sessão evocativa no Salão Nobre dos Paços do Concelho, mais uma vez com a participação ativa de representantes das diversas estruturas juvenis partidárias a abordar o tema “Voz às Novas Gerações: Os Desafios da Liberdade”.

Seguir-se-á, nos Claustros dos Paços do Concelho, a tertúlia “Liberdade no Feminino”. Moderada por Carolina Martins, Coordenadora do projeto CLDS 5G – IdadeMAIOR, a iniciativa contará com a participação de Isabel Gonçalves (presidente da Delegação Centro da Alzheimer Portugal), Ofélia Moleiro (antiga professora de Economia e ex-Deputada da Assembleia da República), Odete Alves (advogada e Vereadora da Câmara Municipal de Pombal) e Lily Marques (empresária e criadora de conteúdos).

À noite, o Jardim do Cardal será palco do espetáculo “Uma Mulher é uma Arma”, com algumas das destacadas vozes femininas da atualidade (Lena d’Água, Rita Redshoes, Viviane, Mimicat, Luanda Cozetti, Paula Ramos, Manuela Oliveira, Elisa Rodrigues e Rosemary). Serão interpretados temas emblemáticos da época pós-revolucionária e não só, com cada uma das cantoras a conferir uma identidade própria às canções de sempre, construindo um concerto de futuro, evocando a memória de 50 anos de democracia e liberdade. Uma verdadeira homenagem à condição de ser Mulher em pleno século XXI, e a importância que as Mulheres sempre tiveram no combate ao fascismo, lutando ainda hoje, em plena democracia, pelos seus plenos direitos e pela liberdade.

No dia seguinte, sábado, dia 26, também no Jardim do Cardal e igualmente com entrada livre, terá lugar o concerto “Cara de Espelho” com Pedro da Silva Martins e Luís José Martins (Deolinda), Mitó (A Naifa), Carlos Guerreiro (Gaiteiros de Lisboa), Nuno Prata (Ornatas Violeta) e Sérgio Nascimento (Humanos). “Cara de Espelho” revela uma identidade devedora da riqueza da música popular e tradicional portuguesa, da acutilância crítica dos seus poetas e cantautores, sem que tal comprometa um ímpeto renovador e um olhar apontado ao futuro, como o demonstram os “singles” “Corridinho Português” e “Político Antropófago”. Cada canção, assume o grupo, é o reflexo das virtudes e defeitos, das forças e fraquezas, dos tiques e vícios do que é ser cidadão ou, num sentido mais amplo, do que é ser humano.

Já no domingo, durante a manhã decorrerá a atividade “Pedalar Abril”, organizada pelo Clube Cicloturismo de Pombal, enquanto à tarde, o Teatro-Cine acolhe o XIV Encontro de Coros, com a participação do Coro Municipal Marquês de Pombal, Grupo Coral Cantar Agosto (Soure), Grupo Coral de Tavira, Coro Unitum Voces (Loulé), e Coro EDP.

Na segunda-feira, às 15h00, realizar-se-á no Salão Nobre dos Paços do Concelho mais uma edição do Parlamento Municipal dos Jovens, constituído por representantes das diversas escolas do concelho.

As comemorações encerram no dia 1 de maio, às 21h00, no Auditório Municipal, com a apresentação do “Fado de Intervenção”, um documentário – concerto criado no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril organizado pela Costumes e Diálogos – Associação Cultural.

Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, considera que “é com grande honra que celebramos mais um aniversário desta data fundamental para a nossa história. O 25 de Abril é um legado que nos inspira a construir um futuro de justiça, igualdade e participação cívica. O programa que preparámos procura envolver toda a comunidade na celebração destes valores, através de momentos de reflexão e de fruição cultural.”