02 Set Rede Pombus leva pombalenses a novos lugares
Por forma a responder aos anseios e necessidades da população, a Câmara Municipal de Pombal apresentou hoje a conclusão de um estudo de otimização da rede do POMBUS – Transportes Urbanos de Pombal.
A criação de uma nova linha e o aumento do número de paragens na cidade e nas localidades abrangidas por este sistema de transporte, são as principais novidades que entrarão em vigor a 14 de setembro. A fase experimental prolongar-se-á ao último dia de 2015.
A linha Amarela vai permitir acessos à Rotunda de Biscarrosse, Largo do Cardal, Zona Desportiva e Melga (Casa Branca), e também à zona da Charneca, servindo a Escola Gualdim Pais, o Lar Rainha Santa Isabel e a Filarmónica Artística Pombalense, entre outros.
Com base neste estudo – elaborado pela Bigadvantage – Consultores de Gestão, Lda e que contou com mais de 3500 entrevistas -, a Câmara Municipal vai alargar a cobertura geográfica às zonas das Barrocas, Casal Fernão João, Rua do Seixo, Melga (Casa Branca), Charneca e Estrada, criando 41 novas paragens.
Para responder às necessidades da população escolar e suas famílias, os horários dos autocarros vão sofrer um ajustamento a partir do início deste ano letivo, tendo em conta a implementação dos novos itinerários.
A rede do POMBUS – Transportes Urbanos de Pombal foi criada em finais de 2008, e durante a época escolar transporta uma média de mil utentes por dia, o que corresponde a uma média de 22 mil utentes por mês. Entre janeiro e dezembro de 2014 o serviço foi utilizado por mais de 209 mil pessoas. Este ano, de 1 janeiro a 31 de julho já transportou mais de 125.500 utentes:
Ilustração 1 – Passageiros por linhas (%)
Ilustração 2 – Diagrama da rede com alterações, introduzidas a partir de 14 de setembro (clique aqui para ampliar a imagem).
Os horários (ver desdobráreis em anexo) são válidos entre 14 de setembro e 31 de dezembro de 2015. Durante este período, os utentes são chamados a dar a sua opinião relativamente às alterações da rede, nova linha e novos horários, bastando para isso preencher um impresso que se encontrará disponível em todos os autocarros. Os comentários e sugestões dos utilizadores servirão para que, a 2 de janeiro de 2016, estejam definidos os itinerários e horários.