Divisão de Transportes Urbanos e Gestão de Equipamentos (DTUGE)
1 – A Divisão de Transportes Urbanos e Gestão de Equipamentos (DTUGE) é dirigida por um chefe de Divisão, do Diretor do Departamento Municipal de Operações, competindo-lhe:
a) Assegurar a conservação e manutenção das infraestruturas, edifícios, equipamentos e viaturas municipais mediante procedimentos operacionais e administrativos adequados;
b) Assegurar a realização de todos os procedimentos conducentes à prevenção e segurança nas obras que executar;
c) Controlar os custos, qualidade e prazo das obras e serviços executados;
d) Assegurar a distribuição de materiais nas diversas obras e serviços que executar;
e) Manter em condições de operacionalidade as máquinas e viaturas da Câmara Municipal;
f) Distribuir as viaturas pelos diversos serviços de acordo com as determinações superiores;
g) Gerir o depósito de combustível indispensável ao funcionamento do parque automóvel;
h) Proceder ao controlo de consumos médios mensais e quilometragem, através do boletim diário da viatura;
i) Elaborar o plano de utilização e manutenção das viaturas;
j) Proceder à reparação das máquinas e viaturas diligenciando para que sempre se encontrem operacionais;
k) Diligenciar para que as reparações que se sejam necessárias efetuar no exterior sejam requisitadas em tempo útil de modo a não prejudicarem o bom andamento dos serviços;
l) Manter e zelar pela boa conservação das ferramentas;
m) Executar trabalhos oficinais de acordo com a programação definida;
n) Colaborar com o armazém na definição de stocks mínimos de peças sobresselentes;
o) Assegurar a gestão do parque de máquinas e viaturas e do equipamento mecânico e eletromecânico da Câmara Municipal, promovendo e estabelecendo os mecanismos de controlo, regras de utilização, de conservação e de funcionamento;
p) Assegurar e manter atualizados os ficheiros de máquinas e viaturas, e efetuar estudos de rendibilidade dos mesmos, propondo medidas adequadas à eficiente gestão daquele equipamento;
q) Conceber e propor ações de requalificação das instalações;
r) Colaborar na otimização de soluções para novas instalações;
s) Projetar obras de requalificação das infraestruturas de distribuição, telecomunicações e gás canalizado;
t) Garantir e coordenar relacionamento regular com distribuidor local de energia elétrica;
u) Garantir e coordenar relacionamento regular com operadores locais de telecomunicações;
v) Apoiar tecnicamente os elementos das equipas de conservação das instalações municipais;
w) Procurar, analisar e sugerir soluções para poupança de energia;
x) Assegurar a manutenção e conservação dos equipamentos móveis e imóveis do Município, na sua área de intervenção;
y) Assegurar apoio logístico nos diversos edifícios e atividades do Município;
z) Elaborar propostas e tomar medidas que visem aumentar a Mobilidade dos Munícipes da Freguesia de Pombal;
aa) Gerir a rede de transportes públicos urbanos pertencentes à autarquia, servindo a zonas do concelho que vierem a ser superiormente determinadas;
bb) Planear e administrar a cedência de autocarros municipais;
cc) Fazer cumprir as regras, normas e legislação aplicável ao transporte de passageiros em geral e de crianças em particular;
dd) Supervisionar o funcionamento e efetuar a gestão da Central de Camionagem;
ee) Supervisionar a limpeza dos Edifícios Municipais;
ff) Exercer as demais funções, procedimentos, tarefas ou atribuições que lhe forem cometidos por lei, norma, regulamento, deliberação, despacho ou determinação superior relativos à unidade orgânica que chefia.