Câmara aprova abertura de estrada entre a zona do Barco e o Casarelo

Para além deste procedimento, a Câmara deliberou a abertura de procedimentos e adjudicação de obras no valor de 1.6 milhões de euros.

Na reunião da passada quarta-feira, dia 27 de março, a câmara deliberou abrir o procedimento para a construção e beneficiação do arruamento de ligação da Rotunda Marquês de Pombal, no Casarelo, à Travessa do Barco, um projeto que representa uma ambição antiga dos pombalenses e que irá contribuir para a melhoria do fluxo de trânsito naquela zona da cidade.

A obra, orçada em 370 mil euros, irá permitir a construção de uma estrada de ligação entre aquelas zonas da cidade e irá contribuir para a nova centralidade que o Casarelo irá ganhar com a implementação prevista do novo Polo de Inovação e Conhecimento de Ensino Superior, ou com a construção do Parque Verde do Casarelo. Para contribuir para esse desígnio, a autarquia mantém conversações com diversos proprietários, com o intuito de fazer a ligação desta nova estrada à Av. Marquês de Pombal, que por sua vez fará a ligação à rotunda dos Bombeiros Voluntários, na Av. Heróis do Ultramar.

No que diz respeito à rede de abastecimento público de água, a câmara aprovou a abertura de um procedimento no valor de 396 mil euros, com prazo de execução de 540 dias, que pretende assegurar a manutenção do sistema, através da reparação de roturas, aplicação e substituição de válvulas de seccionamento, execução de ramais e de pequenas ampliações da rede de abastecimento público de água no Concelho de Pombal.

Nos últimos anos, o grau de cobertura de rede pública de abastecimento de água no Concelho de Pombal fixou-se nos 100%, num sistema com 1.642km de redes e condutas, a que acrescem e 34.400 ramais. Nesse enquadramento, afigura-se como necessária a manutenção da rede de abastecimento, que irá contribuir para o reforço da eficiência hídrica do abastecimento em baixa.

Para além desses procedimentos, a câmara deliberou, igualmente, a abertura de concurso no valor de 264 mil euros para asfaltagem de estradas e caminhos na Freguesia de Vila Cã, pretendendo a requalificação de arruamentos em Baltaria, Gonçalvinho e Vila Pouca, naquela freguesia.

Por fim, o executivo municipal deliberou a adjudicação do contrato da empreitada de asfaltagem e requalificação do C.M. 1020, entre Vieirinhos, Silveirinha Grande e Alhais, e o C.M. 1021, entre Claras e Silveirinha Pequena, ambos na Freguesia do Carriço. Esta intervenção, que terá um prazo de execução de 150 dias, representa um investimento municipal de 592 mil euros.