Câmara lança a concurso obras de beneficiação da rede viária

.

A Câmara Municipal de Pombal deliberou, na sua última reunião, lançar a concurso duas empreitadas num valor global a rondar os 800 mil euros para a requalificação de rede viária no concelho.

Um dos projetos refere-se à beneficiação do C.M. 1046, na freguesia de Pombal, prevendo a intervenção de 3.345 metros, entre os lugares de Ranha de Baixo (IC2), Vale Coimbra e Roussa. Trata-se de um eixo rodoviário que fora bastante importante e que de momento está reduzido a estrada de acesso local, onde as construções na zona mais próxima do IC2/EN1, foram sendo edificadas sem permitir agora um alargamento que possibilite a largura digna de uma estrada municipal. Ainda assim é uma via bastante utilizada para a ligação dos lugares a poente de Pombal (IC2) bem como alternativa ao IC2 e à circulação de veículos pesados como acesso a duas explorações mineiras.

O segundo projeto contempla a requalificação e beneficiação de diversos arruamentos na União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, alguns deles ainda em “tout-venant” e de único acesso a habitações, pelo que urge agora, após alargamento, dotá-los de piso adequado e condigno em segurança. Está prevista a intervenção num total de 8.059 metros e, havendo zonas habitacionais bastante definidas, será considerado todo um conjunto de equipamentos de segurança e sinalização de modo a mitigar a eventual velocidade excessiva de veículos.

A Câmara Municipal dá, desta forma, continuidade à sua estratégia de melhoria da rede viária do concelho, garantindo, não só melhores condições de acessibilidade, mas também garantias de uma melhor segurança rodoviária.

Pombal, 24 de junho de 2024