Município investe na reconversão da área de mato e floresta na freguesia de Abiul

.
O Município de Pombal concluiu os trabalhos de reconversão de uma área de mato e floresta a norte da localidade de Ramalhais, na freguesia de Abiul, no âmbito do projeto “Condomínio de Aldeia”, para garantir a resiliência, a sustentabilidade e a valorização do território.
Um projeto implementado numa área de faixa de gestão de combustível prevista para o aglomerado populacional, estabelecida no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Pombal, em área agroflorestal.
A iniciativa, que consistiu na aquisição de 5.400 plantas (50 por cento medronheiros e 50 por cento quercíneas); controlo de matos e vegetação espontânea com auxílio de motorroçadora; controlo de densidade excessiva; trabalhos de seleção e plantação das árvores; instalação de um Ecoponto Agroflorestal; e ainda a aquisição e instalação de reservatórios de rega, de modo a assegurar a sustentabilidade do projeto.
Pretende-se com o referido projeto, promover alterações no uso e ocupação do solo que garantam a remoção total ou parcial da biomassa florestal, absorvendo a continuidade vertical e horizontal do combustível, dotando as áreas edificadas menos vulneráveis ao fogo, permitindo a extensão da interface urbana/ rural, prevenindo e minimizando os riscos associados a incêndios rurais que habitualmente assolam esse aldeamento.
Representando um investimento de 49.795,37 euros, o projeto foi financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia
.