Câmara investe mais de 670 mil euros na beneficiação de arruamentos na cidade

.

O Executivo Municipal de Pombal aprovou, na última reunião de Câmara, lançar a concurso público a empreitada de beneficiação de diversos arruamentos no perímetro urbano da cidade, sede de concelho, num investimento estimado em mais de 670 mil euros. A intervenção irá incidir em vias que se encontram bastante deteriorados, fruto da antiguidade dos pavimentos, de diversos trabalhos ao nível de infraestruturas, ou apresentam um desgaste bastante acentuado do inerte, e por último, uma pequena percentagem ainda em “tout-venant”.

Pretende-se melhorar as condições nos pavimentos das estradas a intervir, melhorar a segurança rodoviária com soluções pontuais, nomeadamente sinalização horizontal, passadeiras e sobretudo sinalização com marcadores solares. Está prevista também a mudança de tampas e grelhas deterioradas, subida destas para a cota do pavimento, bem como manter válvulas da rede de fornecimento de águas e gás acessível.

Em termos de extensão, os arruamentos somam um total de 4.940 metros lineares, abrangendo uma área de 38 mil m2, sendo principalmente o objeto da empreitada a requalificação de pequenos arruamentos. De referir que determinados arruamentos, não contemplados no presente procedimento, serão intervencionados no âmbito de novos procedimentos concursais a lançar oportunamente.

Os trabalhos irão incidir, essencialmente, na Rua de Ansião, Rua Dr António Jorge Ferreira, Rua Bombeiros Voluntários de Pombal, Rua São João de Deus, Rua Comendador Raul Tomé Feteira, Rua Escola Técnica, Rua Dr António Fortunato Rocha Quaresma, Rua Martel Patrício, Rua Prof Gonçalves Figueira, Rua Aristides Sousa Mendes, Rua Eng Arantes e Oliveira, Rua Telémaco António da Conceição, Travessa da Piscina, Rua dos Antunes, Rua Monge de Cister, Rua Beatriz Costa, Rua Delfim Crispiniano, Rua Vale Cubas, Rua Fonte das Casas e Rua Nossa Sra de Belém.

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal realça a relevância deste “investimento significativo, suportado integralmente pelo orçamento municipal, para dotar os arruamentos de boas condições que garantam a segurança dos cidadãos e do trânsito.”

Para Pedro Pimpão, trata-se da “concretização de mais um compromisso assumido com os pombalenses, integrado na estratégia municipal de promover a segurança rodoviária e melhoria da circulação dos peões, visando também o bem-estar de todos os cidadãos.”

Pombal, 15 de outubro de 2024