Câmara investe 700 mil euros em novo apoio de praia no Osso da Baleia - Portal do Município de Pombal
Acesso Rápido

Câmara investe 700 mil euros em novo apoio de praia no Osso da Baleia

Câmara investe 700 mil euros em novo apoio de praia no Osso da Baleia

.

A Câmara Municipal de Pombal vai investir 700 mil euros na construção de um Apoio de Praia Completo e na redefinição dos passadiços que lhe dão acesso, na Praia do Osso da Baleia, na freguesia do Carriço. O Executivo aprovou na sua última reunião lançar a empreitada a concurso público, prevendo que a mesma será concretizada no próximo ano.

O projeto surge após a aprovação do Programa da Orla Costeira Ovar – Marinha Grande e respetivo Regulamento de Gestão das Praias Marítimas, que classifica a Praia do Osso da Baleia como Praia Seminatural, contemplando por isso um Apoio de Praia Completo (APC).

O novo equipamento passa a integrar novas valências, tais como posto de informação e assis-tência/ vigilância; posto de socorros; armazém de apoio à praia; vestiários/ balneários; instala-ções sanitárias, com acesso independente pelo exterior; duches exteriores; funções comerciais e/ ou funções de estabelecimento de restauração e bebidas; e, esplanada descoberta.

O projeto prevê igualmente uma nova ligação, em passadiço, entre a zona de estacionamento e o areal junto ao mar, procurando desta forma melhorar a acessibilidade ao APC e à praia.

O acesso de veículos à praia também fica melhorado por estar mais livre de constrangimentos, nomeadamente nas passagens e escadarias entre os percursos atuais, ficando assim privilegiado o percurso direto entre o estacionamento e o areal da praia, passando ao lado do Apoio de Praia Completo, dinamizando o uso comercial do equipamento e a esplanada anexa. Serão mantidas as características de praia acessível, desde o estacionamento até à praia, incluindo o equipamento do futuro apoio.

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal enaltece a importância da única Praia do Osso da Baleia passar a dispor de um apoio de praia “em harmonia com a natureza” combinando “as belezas de uma praia seminatural com a comodidade de serviços modernos e sustentáveis”, representando um “investimento para o reforço de afirmação da Praia Dourada como um destino turístico diferenciador e de excelência.”

Segundo Pedro Pimpão, as novas valências, com destaque para uma área de restauração e esplanada ampla, proporcionarão “experiências únicas e enriquecedoras” para todos os veraneantes que “desfrutam do mar e da natureza de forma segura e prazerosa” naquela que é a Praia Dourada do Osso da Baleia, que se destaca pela sua beleza natural de excelência.

Pombal, 25 de outubro de 2024