Acesso Rápido
 

Zonas Húmidas

Zonas Húmidas

Dia Mundial das Zonas Húmidas

É celebrado todos os anos a 2 de fevereiro, com o principal objetivo de aumentar a consciência global do papel vital das zonas húmidas para a vida no planeta. Também marca a data da adoção da Convenção de Ramsar sobre Zonas Húmidas em 1971, na cidade iraniana de Ramsar. O Dia Mundial das Zonas Húmidas foi celebrado pela primeira vez em 1997.

 

Dia Mundial das Zonas Húmidas 2021

O tema de 2021 dá relevo às zonas húmidas como fonte de água potável, encorajando ações que contribuam para o seu restauro e impeçam a sua destruição.

Enfrentamos uma crise hídrica crescente que ameaça a vida no planeta, uma vez que usamos mais água potável do que a natureza pode repor e estamos a destruir os ecossistemas de zonas húmidas dos quais a água e a vida mais dependem.

 

O que são Zonas Húmidas?

As zonas húmidas são áreas inundadas ou alagadas com água, podendo ser permanentes ou sazonais. Nas zonas húmidas incluem-se os pântanos, charcos, lagos, rios e pauis.

As zonas húmidas costeiras incluem os estuários com os seus sapais e vasas, mangais, sistemas lagunares e até recifes de coral.

Viveiros de peixes, arrozais, salinas constituem zonas húmidas criadas pelo homem.

 

A importância das zonas húmidas

– Constituem uma fonte de água doce
– Filtram os poluentes de forma natural, tornado a água potável
– Constituem um meio de subsistência
– Fornecem um lar para a natureza (40% das espécies mundiais vivem e reproduzem-se em zonas húmidas)
– Melhoram a qualidade do ar (sequestro de carbono)
– Controlam as inundações
– Promovem o bem-estar humano

 

Impacto da perda de zonas húmidas

A perda de zonas húmidas e a poluição intensificaram a crise hídrica ameaçando toda a vida:

– Cerca de 90% das zonas húmidas mundiais foram perdidas desde 1700 e as restantes estão a desaparecer três vezes mais rápido do que as florestas.
– 25% de todas as espécies de zonas húmidas e 1 em cada 3 espécies de zonas húmidas de água doce estão ameaçadas de extinção.
– As alterações climáticas estão a reduzir as águas superficiais e subterrâneas em regiões já secas, resultando numa competição crescente por água.

 

Faz parte da solução

– Não destruas as zonas húmidas
– Colabora nas diversas ações de restauro de zonas húmidas
– Usa a água de forma eficiente
– Evita a poluição da água
– Investiga, estuda, divulga as zonas húmidas da tua região, seguindo os lemas “conhecer para preservar” e “divulgar para proteger”