O Arquivo Municipal de Pombal foi criado por deliberação camarária de 9 de Dezembro de 2002, no âmbito do Programa de Apoio à Rede Nacional de Arquivos Municipais (PARAM), do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, tendo sido comparticipado financeiramente para a sua instalação, em edifício construído de raiz.
A primeira pedra foi lançada no dia 11 de Novembro de 2004, sendo inaugurado no dia 29 de Julho de 2006. O acesso à nossa memória coletiva estava finalmente salvaguardado e preservado.
O Arquivo Municipal de Pombal tem à sua guarda toda a documentação produzida e recebida pelos diversos serviços municipais no decorrer das suas funções, desde o século XVIII, até aos nossos dias, para preservar a memória dos atos da administração para efeitos de testemunho, prova ou informação, como garantia dos direitos dos cidadãos
Muitos são os registos nas mais diversas formas: livros, pergaminhos, cartazes, fotografias, postais, etc…, de extrema relevância para o estudo da história do nosso Concelho.