Acesso Rápido

ODS1

Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

 

O ODS 1 apela à erradicação da pobreza em todas as suas manifestações. Prevê a prosperidade partilhada, um nível básico de vida e prestações de proteção social para as pessoas em todo o mundo, incluindo os mais pobres e mais vulneráveis. O objetivo procura garantir a igualdade de direitos e de acesso a recursos económicos e naturais.

Metas

Metas globais para as quais podemos contribuir a nível local: 

1.3. Implementar, a nível nacional, medidas e sistemas de proteção social adequados, para todos, incluindo limiares, e até 2030 atingir uma cobertura substancial dos mais pobres e vulneráveis  

1.4. Até 2030, garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os mais pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais no acesso aos recursos económicos, bem como no acesso aos serviços básicos, à propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novas tecnologias e serviços financeiros, incluindo microfinanciamento 

1.5. Até 2030, aumentar a resiliência dos mais pobres e em situação de maior vulnerabilidade, e reduzir a exposição e a vulnerabilidade destes aos fenómenos extremos relacionados com o clima e outros choques e desastres económicos, sociais e ambientais 

1.b. Criar enquadramentos políticos sólidos ao nível nacional, regional e internacional, com base em estratégias de desenvolvimento a favor dos mais pobres e que sejam sensíveis à questão da igualdade do género, para apoiar investimentos acelerados nas ações de erradicação da pobreza

Boas práticas do Município

O projeto I&D – Interculturalidade e Desenvolvimento, é um projeto de intervenção comunitária de apoio à inclusão social que está a ser implementado na União de Freguesias Guia, Ilha e Mata Mourisca e na Freguesia de Carriço. Centra o seu trabalho na promoção da valorização da diversidade cultural através da potenciação do talento e capacidade dos imigrantes qualificados, assim como na plena integração dos mesmos. Fomenta a estimulação da capacitação social e profissional e dos seus descendentes, favorecendo a sua dignidade laboral.

A Rede Social assume-se como um modelo de organização e de trabalho em parceria, que traz uma maior eficácia e eficiência nas respostas sociais e rapidez na resolução dos problemas concretos dos cidadãos e das famílias. É portanto uma plataforma de articulação de diferentes parceiros públicos e privados, cujas competências são: 1. Promover o planeamento e desenvolvimento social integrado potenciando sinergias, competências e recursos ao nível local, 2. Garantir uma maior eficácia e uma cobertura adequada do concelho por serviços e equipamentos sociais, 3. Garantir o Diagnóstico e Planeamento participados, 4. Procurar soluções para os problemas das famílias e pessoas em situação de pobreza e exclusão social, 5. Potenciar e divulgar o conhecimento sobre realidades concelhias, e 6. Dinamizar as Comissões Sociais de Freguesia e Inter-Freguesias.

As Comissões Sociais de Freguesia/Interfreguesia são estruturas do Conselho Local de Ação Social de Pombal, que se constituem como plataformas de planeamento e coordenação da intervenção social a nível de freguesia. Constituem-se com o intuito de planear de forma integrada e participada, de garantir a implementação de iniciativas de desenvolvimento social local, com vista a uma maior eficácia das respostas sociais.

O Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas mais Carenciadas (FEAD) apoia as medidas dos países da UE que visam disponibilizar alimentos e/ou ajuda material básica às pessoas mais necessitadas. A ajuda concedida pode assumir a forma de alimentos, vestuário e outros artigos de uso pessoal essenciais, sendo complementada por medidas de inclusão social para ajudar as pessoas a sair da situação de pobreza em que se encontram.

O Plano de Apoio à Comunidade Ucraniana tem como objetivo criar mecanismos de acolhimento e resposta, facilitando uma melhor integração dos cidadãos ucranianos no concelho de Pombal, nomeadamente ao nível do acesso a Linha de apoio psicológico, pesquisa de Empregos para refugiados Ucranianos, apoios para famílias ucranianas e famílias que acolham cidadãos refugiados, ações educativas e ensino de Língua Portuguesa, apoio administrativo, integração de refugiados, amigos e familiares de ucranianos residentes no concelho de Pombal e Campanha de Recolha de Bens e Medicamentos.

Boas práticas da Comunidade

O projeto de caráter social “Os Amigos da Anita” tem como objetivo singular, “Reutilizar para ajudar”. Formalizada Associação Sem Fins Lucrativos, Os Amigos da Anita, é uma plataforma independente de cariz social e solidário, que desenvolve a sua ação com recurso a bens reutilizáveis, segundo os seguintes princípios fundadores: 1. Prolongar a vida útil a bens que já não são utilizados, mas que ainda se encontram em bom estado; 2. Criar dinâmicas de partilha, disponibilizando um espaço aberto à comunidade, onde, qualquer pessoa, se pode tornar interveniente e 3. Promover o princípio da partilha e da prática da troca como um meio de sustentabilidade social, ajudando famílias desfavorecidas bem como projetos de cariz social.

A Loja Social APEPI Compras Felizes tem como objetivo preencher as necessidades imediatas de indivíduos/famílias carenciados/as, através de donativos, doados por particulares ou empresas/serviços, desenvolvendo um trabalho que pretende dar resposta e encontrar soluções para situações de carência diagnosticadas pelos Serviços de Ação Social do Concelho.

O Banco de Voluntariado “Dar as Mãos”, consiste numa estrutura que organiza a realização de atividades desempenhadas por voluntários em contexto institucional. O Banco Local de Voluntariado centraliza as inscrições de potenciais voluntários e assegura a avaliação do seu perfil, mediante entrevista realizada por psicólogo, que serão posteriormente canalizados para as diferentes instituições parceiras, de acordo com as suas necessidades e interesse dos voluntários, de forma a que sejam encontrados os melhores encaixes entre voluntários e instituições.

Dê o seu contributo

Todos podemos contribuir para a concretização do objetivo “1 – Erradicar a Pobreza”

– Tem uma ideia que contribua para atingir este objetivo? Envie-nos por e-mail.

– Sempre que divulge uma ação ou projeto que seja relevante para os Objetivos use o hashtag  #pombalODS

 

Para dúvidas e/ou esclarecimentos, por favor contacte-nos através do e-mail ods@cm-pombal.pt