Acesso Rápido

ODS4

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

O ODS 4 procura garantir o acesso a educação equitativa e de qualidade em todas as fases da vida, bem como aumentar o número de jovens e adultos com competências relevantes para o emprego, empregos dignos e empreendedorismo. O objetivo também prevê a eliminação das disparidades de género e de rendimentos no acesso à educação.

Metas

Metas globais para as quais podemos contribuir a nível local:

4.2. Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, bem como cuidados e educação pré-escolar, de modo a que estejam preparados para o ensino primário

4.4. Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilitações relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo

4.5. Até 2030, eliminar as disparidades de género na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e crianças em situação de vulnerabilidade

4.7. Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável

4.a. Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e às questões de género, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos

Boas práticas do Município

O Observatório da Leitura é um projeto educativo que junta escritores em língua portuguesa e tem como objetivo difundir e promover a literatura para a infância e juventude, os escritores, ilustradores e editores, proporcionando a troca de conhecimento editorial e projetando os autores nos territórios da CPLP. Anualmente organiza o Caminhos da Leitura, um evento que conta com os contributos de muitos escritores, ilustradores, mediadores de leitura, especialistas de leitura e de outras áreas que com ela se relacionam, afirmando o Encontro a nível nacional e internacional e posicionando-o como um dos mais importantes encontros de literatura para a infância e juventude do país.

O Museu fora do Museu é um projeto educativo e artístico que se materializa fora das instalações do museu, dando oportunidade a quem não se pode deslocar as instalações físicas do Museu, de conhecer e interpretar as suas coleções. Partindo de uma temática, coleção ou objeto, o Serviço Educativo do museu leva coleções e oficinas artísticas a instituições externas, como escolas, lares, hospitais, feiras e ao ar livre, em contacto pleno com a natureza ou a praia.

Pegadas de Leitura é um clube de leitura, um espaço aberto a todos os que queiram participar com o objetivo de partilhar leituras, opiniões, perspetivas e emoções. A cada mês os participantes são desafiados a ler sobre temáticas previamente definidas e a discuti-las em grupo fazendo respeitar a sua perspetiva e respeitando as perspetivas do restante grupo.

A Rota Pombalina consiste num percurso pedestre que permite conhecer um pouco mais de perto a vida de quem marcou tão vincadamente os destinos de Portugal e de Pombal na segunda metade do séc. XVIII.

O projeto Pombal a Programar consiste no desenvolvimento de competências em crianças do Município de Pombal, na Biblioteca Municipal, através do ensino da programação informática e de ferramentas básicas de literacia digital, dotando-as assim de ferramentas essenciais para o mundo atual, impactando positivamente no sucesso escolar.

O Projeto 3ESC.E8G ao abrigo do Programa Escolhas, pretende intervir em três grandes áreas: Educação, Saúde e Cidadania. Tem por objetivo principal a integração e a inclusão da comunidade Cigana residente em habitação social, na Freguesia de Pombal, e a comunidade Migrante Brasileira que tem vindo a crescer no Concelho e a fixar-se, também, na Freguesia de Pombal, promovendo o sucesso escolar, a par com a capacitação para uma consciência cívica coletiva, participada e participativa do público-alvo, numa comunidade que se pretende inclusiva (pombalense) e onde a interculturalidade e tudo o que representa é já uma realidade incontornável.

O projeto Património Acessível – Cultural e Natural consiste na melhoria das condições de acessibilidade ao património cultural e natural do concelho de Pombal. Neste âmbito, foi possível melhorar o acesso aos espaços, acervos e informação, de modo a garantir um acolhimento mais inclusivo a todo o público que visita o Museu Marquês de Pombal, a Rota Pombalina, o Museu de Arte Popular Portuguesa, o Castelo de Pombal e a Praia do Osso da Baleia. No património cultural, para melhorar e diversificar a transmissão da informação, foram implementadas soluções acessíveis de apoio aos visitantes, nomeadamente: soluções multi-idiomas, em língua gestual portuguesa e audiodescrição, disponíveis em audioguias e “smartphones”; novas tecnologias para apoio a visita de grupo (“tour guide”); áreas sensoriais, plantas táteis, sinalética inclusiva, soluções em braille (legendas e catálogo) e legendagem de exposições em português e inglês. No património natural, além das soluções inclusivas para cegos ou público com baixa visão, implementou-se o código de cores para daltónicos e foram adquiridos novos equipamentos destinados à melhoria de acesso ao areal, praia e banho de pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada.

Boas práticas da Comunidade

O Instituto Politécnico de Leiria – Núcleo de Formação de Pombal disponibiliza diversos cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP). Atualmente conta com 8 cursos em vigor: Ambiente, Património e Turismo Sustentável; Comunicação Digital; Gerontologia; Inovação e Tecnologia Alimentar; Intervenção Social e Comunitária; Marketing Digital no Turismo; Práticas Administrativas e Comunicação Empresarial; e por fim, Secretariado Clínico. Os cursos foram escolhidos em função da dinâmica do mercado de trabalho e respondem às necessidades de emprego e qualificação do tecido empresarial local e regional, sendo lecionados em ambiente de ensino superior pelos docentes do Politécnico de Leiria.

O Ciclo de Capacitação Parental/Educadores – LITERACIA SOCIOEMOCIONAL foi concebido, no âmbito do Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar, do Município de Pombal, com vista à capacitação das famílias, do corpo docente e não docente, no âmbito da valorização das competências sociais e emocionais, promotoras do sucesso e bem-estar dos indivíduos. Neste sentido, visa promover o conhecimento integrado e interrelacionado no domínio das competências sociais e emocionais, designadamente a empatia, a consciência social, a comunicação assertiva, o pensamento crítico, o autoconhecimento, e a gestão das emoções, bem como promover uma relação positiva em contexto familiar e em contexto escolar/comunidade.

Dê o seu contributo

Todos podemos contribuir para a concretização do objetivo ODS4 – Educação de qualidade.

– Tem uma ideia que contribua para atingir este objetivo? Envie-nos por e-mail.

– Sempre que divulgue uma ação ou projeto que seja relevante para os Objetivos use o hashtag  #pombalODS

 

Para dúvidas e/ou esclarecimentos, por favor contacte-nos através do e-mail ods@cm-pombal.pt