Acesso Rápido

VESPA VELUTINA

A Vespa velutina, também chamada de vespa das patas amarelas ou vespa asiática, é uma vespa de grandes dimensões: rainhas – corpo mede +/- 3cm, obreiras: corpo +/- 2.5cm.

A cabeça é preta com face laranja/amarelada. O corpo é castanho-escuro ou preto aveludado, delimitado, por uma faixa fina amarela e um único segmento abdominal amarelo-alaranjado e as pontas das patas amarelas.

 

Constroem ninhos em forma redonda ou em pêra, com cerca de 1 metro de altura e 80cm de diâmetro, principalmente em árvores com mais de 5m de altura, entre a folhagem. A entrada e saída dos ninhos é feita por um orifício lateral, por norma voltado a Este.

A Vespa velutina é essencialmente um predador de abelhas, mas, tal como a vespa europeia (vespa crabro), também se alimenta de uma grande variedade de outros insetos.

A Vespa velutina não é considerada mais perigosa para seres humanos do que a vespa europeia.

Exemplos de ninhos de vespa asiática intervencionados pelo Município de Pombal. Os ninhos localizados no solo e em silvados apesar de menos frequentes, são aqueles que representam maior perigo para o ser humano em espaços rurais.

 

 

 

 

 

 

 

Não proceda por si próprio à destruição dos ninhos de vespa velutina. Tratando-se de uma espécie invasora, esse serviço é assegurado pelo Município de Pombal.

Para comunicar a existência de um ninho de vespa pode fazê-lo através da:

Para mais informações aceda aqui (http://stopvespa.icnf.pt/)