Resíduos - Portal do Município de Pombal
Acesso Rápido
 

Resíduos

Resíduos

Resíduos Urbanos
De acordo com o Decreto-Lei n.º 73/2011, 17 de junho, os resíduos urbanos são os resíduos provenientes de habitações bem como outros resíduos que, pela sua natureza ou composição, sejam semelhantes aos resíduos provenientes de habitações. No Concelho de Pombal, em média, cada munícipe produz, aproximadamente, 1 kg de resíduos por dia, o que corresponde a uma produção anual cerca de 20.500 toneladas.

Resíduos Urbanos – Resíduos Indiferenciados

 

O Município de Pombal está integrado no Sistema Multimunicipal da Alta Estremadura (SMAE) desde Agosto de 1996. Este sistema, denominado de Valorlis, é constituído pela Empresa Geral de Fomento, S.A. e pelos Municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós.

Em Agosto de 1998, após a adesão ao SMAE, a Lixeira Municipal de Pombal foi selada. Os resíduos produzidos no Concelho passaram a ser tratados no Aterro Sanitário de Leiria (resíduos não recicláveis) ou encaminhados para a reciclagem (resíduos recicláveis).

O serviço de recolha, transporte e destino final dos resíduos produzidos no Concelho de Pombal é da competência e responsabilidade do Município de Pombal.

Os resíduos indiferenciados (resíduos não recicláveis) são depositados pelos munícipes nos contentores para o efeito, que estão distribuídos nos aglomerados populacionais e noutros locais onde se considere necessária a sua colocação. Estes resíduos são recolhidos pelo Município de Pombal, através de camiões, e entregues na Estação de Transferência de Pombal.

A recolha destes resíduos é efetuada por funcionários camarários, em circuitos estabelecidos de acordo com as necessidades. Atualmente, existem 7 zonas distintas, sendo cada zona atribuída a um determinado motorista. Cada motorista possui vários percursos diferentes consoante o dia da semana, de modo a fazer face às necessidades da sua zona.

De modo a melhorar o serviço de recolha, durante a época de maior produção de resíduos (verão, épocas festivas e feriados), implementam-se mais dois circuitos de reforço.

A recolha na cidade de Pombal é efetuada diariamente, com exceção dos domingos. Nos restantes locais, como sedes de freguesia ou zonas populacionais, a recolha é realizada duas ou três vezes por semana e nas localidades rurais uma ou duas vezes por semana, consoante as necessidades.

A recolha é feita em dois períodos:

    • Das 6h às 12h30m
    • Das 14h às 20h30m

Resíduos Urbanos – Resíduos Recicláveis
A gestão da recolha seletiva (colocação, recolha e manutenção de ecopontos) é da competência e da responsabilidade da Valorlis.

No Município de Pombal os resíduos recicláveis são colocados pelo cidadão nos ecopontos. A Valorlis, com um camião grua, recolhe o seu conteúdo e leva-o para a Estação de Triagem em Leiria. O vidro é encaminhado diretamente para a indústria vidreira e os restantes materiais são separados, enfardados e entregues às empresas de reciclagem.

A evolução da quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem tem vindo a aumentar, nos últimos anos, conforme gráfico seguinte. No entanto, apenas cerca de 11% do total de resíduos produzidos, no Concelho de Pombal, são reciclados.